Como organizar vida financeira e sair do sufoco; veja 5 dicas para colocar em prática

Anote as dicas para arrumar as contas e cuidar do seu dinheiro

Qual é o seu atual plano de conquistas e sonhos? Os planos e metas que estabelecemos, geralmente, sempre necessitam de dinheiro. Nesse sentido saber como organizar a vida financeira e sair do sufoco é tão importante. Portanto, hoje (27/09) você vai aprender aqui, na News Cotidiano, como organizar a sua grana por aí.

Leia mais: Plantas que atraem dinheiro: veja dicas e saiba como cultivar

5 dicas de como organizar vida financeira e sair do sufoco

Continuando, com a pandemia, muitas famílias tiveram a sua renda comprometida. Então, aprender dicas de como organizar vida financeira e sair do sufoco, em um momento tão instável, é o que faz a diferença no final de cada mês.

Portanto, pegue papel e caneta para anotar dicas preciosas que vão realmente ajudar você a organizar o seu dinheiro e criar possibilidades para realizar os seus planos e metas.

Veja como cuidar das suas finanças | Canva Pro

1 – Encare os boletos 

É compreensível que conforme a situação financeira se agrave, a vontade de olhar para o saldo da conta ou para os boletos diminui a cada mês. Entretanto, para organizar as finanças é preciso encarar as contas.

Então, a primeira dica de como organizar vida financeira e sair do sufoco é: encare os boletos e os saldos negativos da sua conta e anote tudo.

Saber tudo o que está em débito é o primeiro passo para organizar as finanças, afinal, é sabendo o que se deve que você vai começar a ter uma noção de como irá usar todo o recurso que entra ao longo do mês.

2 – Como organizar vida financeira e sair do sufoco: evite compras a prazo 

Se você está reorganizado as finanças é de grande importância evitar as compras parceladas. Em outras palavras, o uso frequente do cartão de crédito.

Quanto mais se consegue colocar em prática o hábito de primeiro guardar o dinheiro e depois gastar, ou seja, fazer a compra a vista, menor vai ser a chance de novas contas e endividamento.

3 – Diferencie o dinheiro bruto do líquido 

Seja em situações onde o trabalho é CLT ou em casos onde se trabalha por conta, existe sempre essa separação entre o valor bruto e valor líquido.

Basicamente, o bruto é o que foi acordado no início de um contrato ou trabalho.  Por exemplo, o valor que uma pessoa foi registrada em carteira.

Já o líquido é o valor que sobra depois dos descontos de impostos. Saber o valor líquido do mês é ter dados reais para organizar vida financeira e sair do sufoco.

4 – Coloque a reserva de emergência como conta

organizar finanças
Assim, veja como ter controle dos gastos | Canva

Essa dica é importante para você criar o hábito de colocar a sua reserva de emergência como prioridade.

É bem simples, você só precisa incluir em seu controle de contas uma quantia mínima que será guardada mensalmente para a construção da sua reserva de emergência.

5 – Crie o seu próprio controle financeiro 

Existem muitas formas de se fazer um controle que ajude a organizar vida financeira e sair do sufoco. Por exemplo:

  • Planilha em Excel;
  • Anotações em caderno;
  • Aplicativo de celular.

Todas essas opções são ótimas para fazer o controle de entrada e saída de dinheiro, assim como também servem para controle de gastos.

Entretanto, o que vai fazer a diferença na escolha da ferramenta é a sua rotina e preferências. Ou seja, escolha o que vai ajudar e não atrapalhar nesse controle financeiro.

Em conclusão, é super possível ter as finanças organizadas, basta você seguir essas dicas de como organizar vida financeira e sair do sufoco

Veja também: Como economizar energia com eletrodomésticos; dicas fabulosas para escolher produtos e poupar grana

Enfim, por falar em economia, aprenda como fazer esse delicioso bolo em casa!

As dicas e passo a passo estão no vídeo. E você pode aprender rapidinho que é muito fácil.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...