Se você já conhece o estrogonofe na forma abrasileirada tradicional, que tal aprender a transformar o comum em algo bem especial e servir no almoço ou até no jantar? É o que você encontra aqui, no Webnews do Folha Go, hoje 29/04. Então aprenda a receita prá lá de especial, o estrogonofe de carne de porco. Assim, o prato sai do convencional da carne de boi ou frango, e serve duas porções, ficando pronto em 45 minutos. Confira!
Receita de estrogonofe de carne de porco; confira como fazer para o almoço ou jantar
Esse prato é perfeito para servir em um almoço ou jantar especial, certamente vai conquistar pelo sabor único da carne de porco. E nem precisa ser um cozinheiro profissional para tentar executar. Confira os ingredientes e passo a passo.
Veja também: Frango com molho de milho; uma delícia de receita
Ingredientes
- Cerca de 750 g de carne de porco;
- 1 cebola já picada;
- uma colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de aguardente;
- 50 ml de caldo de galinha;
- 1/2 colher (chá) sal;
- Pimenta-preta moída a gosto;
- 1 colher (sobremesa) de molho inglês;
- 2 colheres (sopa) de natas,(ou pode substituir por creme de leite);
- 1 colher (café) de mostarda.
Modo de preparo do estrogonofe de carne de porco

Primeiramente escolha uma frigideira do tipo antiaderente, e refogue a cebola já picada na manteiga. Em seguida, junte a carne de porco que deve estar cortada em tiras bem fininhas, tradicionais ao estrofonofe.
Agora tempere com sal e pimenta, e deixe dourar, se necessário pingue um pouco de água até chegar nesse ponto ideal da carne. Já com a cor certa, junte a aguardente, e coloque no fogo mais forte.
Dica: Atenção, pois vai flambar, para tanto incline ligeiramente a frigideira, isso que irá incendiar a aguardente e fazer flamejar.
Nesse momento, acrescente o caldo de galinha, a mostarda e o molho inglês; e deixe ferver para apurar. Então, junte as natas e deixe engrossar ligeiramente, mexendo sempre. Corrija o tempero. E o prato está pronto, sua textura fica cremosa e o gosto bem saboroso.
Sugestões
Esse prato fica perfeito quando servido com arroz branco e batata palha. Mas apenas sugerimos que seja servido com um vinho frutado e fresco, isso para harmonizar com o sabor agridoce dos temperos do prato. Assim um bom almoço ou jantar, e aprecie bastante!
Portanto, leia mais: Panqueca doce com recheio especial; experimente fazer hoje mesmo
Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima
A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma receita muito especial: O Recheio de Frango Universal.