Veja 6 dicas de como limpar e preservar seu ferro de passar roupa

O parceiro do dia a dia precisa ser bem cuidado

Tão importante quanto cuidar da casa e mantê-la limpa e bem conservada é cuidar dos objetos contidos nela, inclusive os que são utilizados para limpar a casa e as roupas, como é o caso do ferro da passar roupa. Aliás, o ferro é um item que precisa ser limpo com uma certa periodicidade.

Ele precisa ser bem cuidado não apenas pelo fato de manter um contato direto com a roupa que será utilizada e que por sua vez terá contato com o corpo de alguém. Limpar e preservar o ferro corretamente vai ajudar a assegurar que ele permaneça funcionando perfeitamente e tenha a sua vida útil prolongada.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia ainda: Listras: veja dicas de como usar e 8 looks para arrasar

Dicas de como limpar e preservar o ferro de passar roupa

ferro da passar roupa limpeza
Veja 6 dicas de como limpar e preservar seu ferro de passar roupa. Fonte da imagem: Arkpad/Reprodução

O ferro de passar roupa é um dos itens mais úteis dentro de um lar. É ele que permite que as roupas fiquem bem alinhadas, lisinhas, sem amassados e coisas do gênero. Contudo, no decorrer do tempo e do uso, ele vai ficando sujo. Sendo assim, não há outra alternativa: ele precisa ser limpo com uma certa regularidade.

A boa notícia é que não é preciso um esforço gigantesco e nem mesmo muito tempo para limpá-lo. Com efeito, bastam apenas alguns poucos minutos e alguns produtos, sendo eles caseiros ou não.

Leia ainda: É hora do passeio com seu pet? Recolher as fezes do animal pelo caminho faz parte

Se não quer que seu ferro fique com um aspecto “encardido” ou ainda com uma espécie de “crosta”, que acaba grudando depois nas roupas, observe com atenção as dicas que serão dadas adiante.

1.Jamais use produtos muito abrasivos na base do ferro

De forma alguma se deve usar produtos abrasivos demais na hora de se limpar a base do ferro, como esponjas de aço, buchas que possuam uma parte mais abrasiva e coisas do gênero. Essa modalidade de material acaba riscando a base e, futuramente, não o deixará deslizar de modo eficiente em tecidos mais delicados.

Sendo assim, para limpar essa parte do aparelho, misture meio copo de vinagre branco em meio copo com água e utilize uma esponja macia para limpar, deixando o ferro ligado em uma temperatura baixa. Depois, desligue o aparelho e passe um pano úmido e limpo para eliminar os resíduos.

2.Evite que as saídas de vapor fiquem entupidas

-- Continuar depois da publicidade --

Antes de qualquer coisa, encha por completo o compartimento de água. Em seguida, configure a temperatura para o nível máximo e ligue o aparelho. Ponha-o em pé e deixe ele esquentando por aproximadamente 5 minutos.

Agora, desligue o ferro e segure-o na posição horizontal, em cima de uma pia qualquer. Retire a válvula ou ative a função auto limpante.

3.Use sal para limpar aparelhos que passam a seco e não tenham revestimento antiaderente

Se o aparelho em questão for daqueles que passam a seco, o sal pode ser um aliado no processo de limpeza.

Ponha um pouco de sal sobre um pano limpo e seco, ligue o aparelho e aguarde que ele atinja a temperatura máxima. Passe o aparelho em cima do sal, em um movimento de vai e vem. Isso eliminará a sujeira encrustada na base.

4.Aposte na água e detergente para limpeza de ferro de passar roupa com revestimento antiaderente

Com o ferro de passar roupa devidamente desligado, passe um pano de algodão umedecido em uma mistura de água e detergente na base do aparelho.

Logo depois, passe um pano seco para remover os resíduos de detergente e água.

5.Não deixe água armazenada no reservatório

Os ferros a vapor possuem um reservatório de água que, se deixá-la lá por muito tempo pode acabar criando limo.

Assim sendo, esvazie o reservatório de água assim que terminar de usar o aparelho.

Leia ainda: Aprenda 5 passos para deixar seu micro-ondas sempre limpo e sem esforço; confira

6.Não use o ferro de passar roupa a todo momento

Não utilize o aparelho toda hora ou com uma frequência alta demais. Espere acumular uma certa quantidade de roupa para passá-las toda de uma vez só. Isso ajuda a desgastar menos o equipamento.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...