Uso de borra de café nas plantas do jardim: veja dicas incríveis

Confira 4 maneiras ideais de usar borra de café o jardim

Já ouviu falar sobre o uso de borra de café nas plantas do jardim ou naquelas que são cultivadas em casa? De fato, existem diversos benefícios que esses resíduos podem gerar para as plantações. Explicaremos hoje (23/09) alguns deles e 4 dicas para usar de maneira adequada. Leia tudo sobre jardinagem no blog News Cotidiano.

Afinal, o uso de borra de café nas plantas do jardim é saudável?

Sim, é saudável usar borra de café na base das plantas, mas, como qualquer tipo de nutriente, é necessário ter cautela para usá-la sem causar prejuízos às plantas. Ou seja, é recomendável, mas com moderação.

A cafeína pode ser utilizada para estimular os vegetais, fazendo com que as plantas reajam se alimentando mais. Então, como consequência, elas se desenvolvem rapidamente e produzam mais. Contudo, além da própria borra de café, deve se colocar os nutrientes necessários no solo para obter o equilíbrio ideal para o crescimento das plantas. 

O uso da borra de café nas plantas do jardim usar
O uso da borra de café nas plantas do jardim (Foto: Canva Pro)

Além de atuar como um estimulante para as plantas, a reutilização do café no solo também visa protege-las de ataques de certos tipos de pragas, larvas, como caracóis e lesmas, bem como eliminar micro-organismos que são danosos.

As melhores e mais apropriadas maneiras de usar sem agredir o solo é o que veremos abaixo, bem como sua função.

Veja dicas de uso da borra de café nas plantas de forma apropriada

  • Auxilia na mudança ou aumento do jardim

Usar borra de café para realizar alguma mudança no solo do jardim ou simplesmente aumentar o canteiro é apropriado.

Nesse caso, misture borra de café na terra durante o preparo e deixe agir durante pelo menos um mês a dois meses antes de iniciar a produção. Deixará o solo mais saudável.

  • Acelera a fertilização

A borra de café junto com fertilizantes e adubo comprovadamente acelera o processo de fertilização do solo. Isso poque, ela oferece nutrientes importantes por ser rica em carbono, além de nitrogênio e conter matéria orgânica.

  • Borra de café para espantar formigas e larvas

Formigas são insetos que quando acumulados em grandes quantidades viram pragas nas plantações, sobretudo aquelas espécies cortadeiras. Com isso, um uso apropriado da borra de café é justamente para eliminá-las e evitar que voltem a comer as plantas.

Nesse caso, o ideal é que utilize borra de café do tipo não-solúvel para enriquecer o solo, bem como espalhar pelo jardim. Evitará, certamente, o surgimento de formigueiros perto das plantas.

Aliás, vale lembrar que o mesmo serve para caracóis, lesmas e larvas.

Para isso, apenas polvilhe borra de café no solo algumas vezes. O cheiro e as propriedades do café espantam formigas.

  • Uso na compostagem

A compostagem é um processo benéfico que visa obter nutrientes e melhorar o solo. Com o uso da borra de café nesse procedimento, estará auxiliando a a manter a umidade da terra por mais tempo, o que é benéfico.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Quer saber mais sobre o adubo orgânico? Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você:

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...