Veja dicas e saiba como organizar a rotina semanal de limpeza da casa

Confira algumas ideias e macetes para não se perder na organização da rotina semanal de limpeza

Você quer manter a casa em ordem, mas não sabe como organizar uma rotina semanal de limpeza? Pois saiba que esse é um problema enfrentado por inúmeras pessoas. No entanto, existem algumas dicas e macetes que podem ajudar no momento de definir um cronograma para tarefas domésticas necessárias. Confira hoje (08/09) quais são elas no blog News Cotidiano.

Qualquer casa ou ambiente interno necessita de cuidados e manutenção periódicas, visando, acima de tudo, a higiene do local em dia, além de aspectos de organização e cuidados específicos que são necessários com frequência.

-- Continuar depois da publicidade --

No entanto, mesmo entendendo a necessidade de limpeza frequente nem sempre é possível organizar uma rotina ideal e que, realmente, vai funcionar para o seu estilo de vida.

como organizar a rotina semanal de limpeza da casa
Saiba como organizar a rotina semanal de limpeza da casa (Foto: Canva Pro)

Mas, como organizar uma rotina semanal de limpeza da casa?

Sim, quando falamos em tarefas domésticas sempre vai haver aquelas pessoas que gostam de manter a casa limpa e em ordem, da mesma forma como outras que só fazem a manutenção em casos de extrema necessidade.

É importante levar em consideração o tempo livre que se tem durante o dia, com trabalho e outras tarefas necessárias, mas sem esquecer de guardar um período para necessidades domésticas. Até porque, o principal interessado é justamente quem vive na residência.

Entretanto, existem dicas que podem se encaixar para qualquer tipo de pessoa e rotina no momento de definir horários e o cronograma de limpeza da semana.

Veja dicas:

-- Continuar depois da publicidade --

  • Divida as tarefas por dias da semana, criando uma espécie de compromisso com cada uma delas. Afinal de contas, não deixa de ser;
  • Elabore um cronograma de acordo com as suas próprias necessidades, levando em consideração a intensidade de sujeira, de lixo e do que precisa ser feito em cada cômodo;
  • Estabeleça uma rotina para cada cômodo. O ideal é, por exemplo, não deixar uma tarefa do quarto para ser feita junto com a limpeza do banheiro;
  • Avalie e considere a complexidade de cada tarefa, pois cada uma possui o seu grau de dificuldade e que nem sempre serão feitas da melhor forma caso tente encaixar com muitas outras no mesmo dia. A ideia é de não tornar a limpeza do fogão ou do box do banheiro como algo desgastante;
  • Tenha sempre em mãos produtos e ferramentas que vão te ajudar a facilitar e agilizar a limpeza;
  • Coloque em prática ideias de organização ao seu gosto, para deixar a tarefa de arrumar a sala, por exemplo, em uma atividade satisfatória;
  • Não faça todas as tarefas sozinha (o) caso more com um parceiro (a), tenha filhos ou divida casa com algum colega. É importante que cada um possua uma tarefa. Afinal, assim será mais fácil e mais rápido.

E o que fazer para não esquecer do planejamento?

Para não deixar uma tarefa do cronograma passar sem fazê-la, existem algumas maneiras de não esquecer do planejamento. Como por exemplo:

Escrever a agenda semanal de limpeza em um papel, em formato de lista, e pendurá-la em um local frequentemente visto, por exemplo, na geladeira;

Adicionar alarmes em seu celular para lembrar de realizar a agenda;

Baixar aplicativos de organização de agenda para o celular.

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo

Neste vídeo você vai aprender dicas valiosas de como limpar inox corretamente, desde panelas até eletrodomésticos. Seus produtos vão ficar como novos por mais tempo!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...