Banho e tosa em cachorros são complicados? Entenda a importância e saiba quando fazer

Procedimentos são indicados para evitar a infestação de carrapatos e pulgas, bem como prevenir doenças de pele

02/11/2020 – Manter uma rotina de cuidados e higiene é importante para os cães. O banho e tosa, por exemplo, são indicados para evitar a infestação de carrapatos e pulgas, e prevenir doenças de pele. Entenda sua importância e saiba como fazer agora mesmo

Banho e tosa em cachorros: entenda a importância e saiba quando fazer
Banho e tosa em cachorros: entenda a importância e saiba quando fazer | Foto: reprodução site Petlove

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Porque o cachorro é considerado o melhor amigo do homem? Entenda

A importância do banho e tosa nos cachorros

Dar banho e fazer a tosa nos cachorros é necessário bastante para manter a saúde dos animais de estimação em dia. Os procedimentos são recomendados para prevenir a presença de fungos, bactérias, pulgas e carrapatos.

Além disso, manter a higiene como parte da rotina de cuidados com o animal ajuda a controlar a oleosidade dos pelos e os que deixam com um cheirinho agradável.

Ambos podem ser realizados em casa, mas o ideal é que eles sejam executados em um pet shop com profissionais capacitados. Isso porque eles tomam o devido cuidado com os pelos, pele, ouvidos, olhos e dentes do animal de estimação.

Frequência ideal para o banho

A frequência de banhos nos cachorros variam de acordo com a raça e com o tipo de pelo do animal.

Os cães que possuem pelagem longa não devem tomar banhos frequentados porque pelo pelo desmoralizado e, por isso, a umidade favorece pode o aparecimento de fungos. O ideal é que eles tomem banhos a cada 10 ou 15 dias.

Enquanto isso, os animais de pela menoridade podem ser dados em um intervalo menor, como uma vez por semana, por exemplo.

No entanto, durante o inverno, deve-se aumentar o intervalo de banhos em ambos os casos. É que devido ao frio e umidade, os fios desmoralizam mais a secar.

Cuidados durante o banho

-- Continuar depois da publicidade --

Se você decidir dar banho no cachorro em casa, optar por utilizar água morna e produtos de limpeza própria para cães.

Da mesma forma que nós, humanos, os shampoos para o seu bichinho de estimação também precisa ser específicos para o tipo, comprimento e tonalidade do.

Antes de dar o banho, é preciso escovar a pelagem do animal para retirar pelos soltos e células mortas. Após o banho, é indicado um secador de cabelos para retirar o excesso de umidade dos fios.

veja também: Finados e animal de estimação: uma homenagem aos animais de estimação que se fossem

Frequência ideal para tosa

A frequência para tosa nos cachorros varia de acordo com a corte dos poros de cada raça. Não há uma regra estabelecida. É essencial prestar atenção ao bem-estar do seu animal de estimação.

Para os cães que possuem pelos longos, recomenda-se manter uma frequência mensal. Já os que possuem pelos curtos não necessitam de tosa tão frequente.

Dentes e unhas fazem parte do banho e tosa

Os dentes e unhas dos cachorros também devem ser higienizados durante o banho e tosa. Eles precisam ser escovados semanalmente fazendo o uso de escova e creme dental apropriado para animais.

Já o corte das unhas pode ser feito a cada dez dias. No entanto, o intervalo pode variar de acordo com o ritmo de crescimento das unhas de cada animal.

Vale ressaltar que para realizar esses procedimentos em casa é preciso ter muito cuidado e usar os equipamentos adequados para não machucar os bichinhos.

Continue lendo: Vacinação dos gatos: entenda a importância para a saúde animal

Siga nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagran, Twinter e Pinterest

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...