Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhe...

Como cuidar das unhas dos gatos: 5 dicas de higiene e como evitar coçar onde não deve

O instinto dos bichanos de arranhar coisas é uma forma deles manterem-nas sempre novas e afiadas

0

Cuidar bem das unhas dos gatos é imprescindível para que ele se desenvolva de forma saudável e correta. Por mais que ver os gatos arranhando nossos móveis e objetos por aí não seja das coisas mais desejáveis, o ato de arranhar para eles é simplesmente fundamental. Saiba mais hoje (15/09) aqui no Blog Pets do Folha Go.

Aliás, o instinto dos bichanos de arranhar coisas é uma forma deles manterem-nas sempre novas e afiadas. A priori, eles procuram afiá-las porque elas envelhecem com o tempo. Além disso, quando as unhas deles estão grandes isso os incomoda bastante e eles a usam como defesa e proteção.

-- Continuar depois da publicidade --

Dicas de higiene para cuidar das unhas dos gatos

higiene do gato
E importante cortar as unhas e manter higiene dos gatos (Imagem: gatoclub)

Inegavelmente, é fundamental que você dê um pouco mais de atenção para as unhas dos gatos e dispense uma dose maior de cuidados com elas. Isso fará não apenas um bem para o animal, tranquilizando-o, mas também evita que você leve arranhões e seus móveis sofram danos.

Confira adiante 5 dicas imperdíveis para deixar as unhas dos bichanos impecáveis.

1 – Corte as unhas deles regularmente

Cortar unha de gato não é uma tarefa fácil e exige muita cautela. Ao contrário das unhas dos seres humanos, a unha dos felinos fica completamente exposta, além de estar diretamente ligada aos ossos, vasos sanguíneos e terminais nervosos. Por essa razão, se cortá-las errado, isso pode provocar muita dor e machucar eles.

Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é levar o bichano a um veterinário e solicitar a eles.

2 – Dê alimentação de qualidade

É fundamental prestar muita atenção na alimentação do seu gato de estimação. Afinal, rações de boa qualidade ajuda de forma decisiva para fazer que com as unhas do felino sejam plenamente saudáveis.

Isso porque as rações de alta qualidade contém nutrientes de qualidade e vitaminas em abundância, além de serem livres de substâncias nocivas para os bichanos.

3 – Tenha um ou mais arranhadores em casa para afiar as unhas dos gatos

arranhador de gato
Pois bem, faça arranhador de gato, eles amam e desestressa | Canva

-- Continuar depois da publicidade --

Uma vez que as unhas dos gatos gastam com facilidade, é muito útil que você tenha um ou mais arranhadores espalhados na sua casa. Caso não queira ou não possa comprar um, você pode fazer um em casa você mesmo.

Para isso, você precisará de uma corda de sisal ou barbante e um cone. Se não puder como obter um cone, pode pegar um pedaço de cano, um pedaço quadrado de tábua e cola quente ou de sapateiro.

4 – Faça a higiene das patas para cuidar das unhas dos gatos

Higienizar adequadamente as patas como um todo também é importante, pois a sujeira das patas também pode passar para as unhas e vice versa.

Assim sendo, passe um paninho com água morna nas patinhas do bichano, massegeie-as e procure secá-las bem.

5 – Use produtos próprios

Além de cortar as unhas dos gatos, para você higienizá-la bem procure usar produtos próprios para gatos, com shampoos e afins. Se a unha estiver um pouco mais suja, coloque um pouquinho de água em um potinho e uma pequena quantia de shampoo próprio para gatos. Misture e passe na patinha do gato com a ajuda de um paninho.

A fim de enxaguar, passe um pano somente com água logo na sequência.

Dica extra: como evitar coçar onde não deve

Eventualmente, o gato pode querer coçar em alguma área onde não deve, como uma ferida ou pontos de cirurgia (como cirurgia de castração e coisas do gênero).

Nesse contexto, para impedir que ele coce onde não deve e passe a unha na ferida, correndo o risco de infeccioná-la, procure sempre:

  • Manter as unhas cortadas e higienizadas;
  • Coloque bandagens ou coisas do gênero na região afetada;
  • Utilize pomada cicatrizante para acelerar o processo de cura da ferida;
  • Em último caso, coloque um colar elizabetano no seu bichinho.

Veja também como cuidar de gato filhote e improvisar mamadeira

Além do vídeo, você pode saber mais desses cuidados clicando aqui

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...