Veja o gato persa exótico: saiba mais sobre essa raça felina encantadora

Essa raça vai surpreender você pelo seu carisma

Com seus narizes achatados, bochechas rechonchudas e cabelos longos, o gato persa é uma raça bastante requintada. Eles também são gatos tipicamente quietos e afetuosos que gostam de ser pegos no colo, mas eles estão contentes apenas relaxando também. Eles fazem um aquecedor de colo perfeito e ronronante!  Por isso, hoje, 08/12, o Folha GO te apresenta mais detalhes sobre o gato persa exótico.

Leia ainda: Veja história emocionante de cão Golden que arrastou corpo de amigo

-- Continuar depois da publicidade --

Conheça mais sobre  o gato persa exótico

gato persa exótico
Veja o gato persa exótico: saiba mais sobre essa raça felina encantadora Foto – Pixabay
História

Como uma das raças de gatos mais antigas, os gatos persas podem ser rastreados desde 1600. Embora haja pontos de interrogação sobre de onde vieram, acredita-se que tenham se originado na Mesopotâmia, mais tarde chamada de Pérsia (daí o nome), que agora é o Irã dos dias modernos.

Diz-se que foram contrabandeados para fora da Pérsia por exploradores europeus no século XVII.

Ao longo dos anos, este gato do Oriente Médio tem sido um favorito da realeza, incluindo a Rainha Vitória e figuras históricas como Florence Nightingale.

Eles também fizeram aparições na tela grande, por exemplo, como o companheiro peludo do arquiinimigo de James Bond, Blofeld, e como o Sr. Bigglesworth nos filmes de Austin Powers.

Porém, para efeito cômico, o último supostamente perdeu o cabelo e foi interpretado por um gato Sphynx pelo resto da história.

Os gatos precisa de amor, carinho e alimentação saudável | Doce obra
Atributos físicos

Os gatos persas são de tamanho médio. Eles têm uma cabeça arredondada, orelhas pequenas e arredondadas e olhos grandes.

Também costumam ter um rosto achatado e afundado com bochechas rechonchudas. No entanto, os gatos persas “tradicionais” ou “com cara de boneca” têm características pontudas como seus ancestrais.

Esses gatos têm um corpo robusto e pernas grossas e sólidas, o que em parte explica o fato de não serem conhecidos por saltadores. Eles preferem manter as quatro patas firmemente plantadas no chão ou penduradas na lateral do sofá enquanto relaxam.

Uma de suas características mais marcantes é o pelo longo e sedoso.  Esses gatos de pelo comprido podem vir em uma infinidade de padrões e cores, incluindo branco, preto, azul, creme, chocolate e vermelho. Além disso, esses gatos podem ter uma variedade na cor dos olhos, incluindo vários tons de azul, verde ou cobre.

Traços de Personalidade

-- Continuar depois da publicidade --

A personalidade de um gato é amplamente baseada em onde e como eles foram criados, mas a personalidade do gato persa é conhecida por certas características.

Por exemplo, eles são considerados gatos relativamente quietos e doces. Embora sejam afetuosos e gostem de atenção, geralmente não são do tipo que exige atenção constante. Na verdade, eles podem ser distantes e reservados com novas pessoas até que as conheçam.

Dicas para minimizar os pelos que você encontrará pela casa | Foto Segresdos do Mundo
Cuidando de um Gato Persa

Como todos os gatos, os persas precisam de uma dieta saudável , exercícios diários e muito amor, bem como um pouco de atenção especial quando se trata de higiene. Essas dicas podem ajudar a manter o motor do seu gato persa funcionando e minimizar os pelos que você encontrará pela casa.

Cuidado com os pelos

É lindo de se ver e luxuoso de tocar, mas todo aquele pelo pode tornar a casa uma bagunça se você não ficar em cima dele.

Se você adotar um gato persa, certifique-se de investir em um aspirador forte para o chão, algumas escovas de fiapos para as roupas e uma boa escova para animais de estimação para o seu amigo felino. Você pode ajudar a reduzir a queda escovando ou penteando-os diariamente.

Os gatos persas também precisam de banho e higiene regulares – a cada seis semanas ou mais. Alguns proprietários de gatos persas cortam o pelo bem curto, o que é chamado de corte de leão. É uma preferência pessoal, claro, mas pode ser bem adorável e ajudar a manter sua casa mais arrumada.

Todo aquele pelo também pode acumular sujeira. É útil aparar o pelo do seu gato persa ao redor das patas e da parte posterior para ajudá-lo a ficar limpo. Além disso, é útil retirar a caixa sanitária uma ou duas vezes por dia e esvaziar tudo a cada duas ou três semanas.

Os gatos persas são conhecidos por serem exigentes com suas caixas sanitárias e podem parar de usá-las se ficarem bagunçadas.

Leia ainda: Saiba mais sobre o funcionamento do incrível olfato dos cães

Dicas rápidas sobre gatos persas

gato persa exótico
Veja o gato persa exótico: saiba mais sobre essa raça felina encantadora Foto – Pixabay

Aqui estão mais dicas para ajudar a manter seu gato persa em ótima forma:

  • Todos os gatos precisam fazer check-ups anuais. Isso pode ajudar o veterinário a detectar problemas de saúde nos estágios iniciais, quando podem ser mais fáceis de tratar.
  • Certifique-se de escovar os dentes regularmente e agendar uma limpeza anual no consultório do veterinário. Dentes e gengivas prejudiciais à saúde podem causar grandes problemas, como infecções que podem afetar o coração.
  • Forneça ao seu gato brinquedos interativos para ajudá-lo a se exercitar e evitar o tédio. Os persas são notoriamente relaxados, mas um pequeno gatinho ou brinquedo cheio de erva-dos-gatos pode ajudá-los a se mexer.
  • O seu gato persa está arranhando os móveis? Coloque um poste para arranhar seguro e resistente. Se o seu gato não estiver interessado no post, borrife-o com um pouco de erva-dos-gatos, que você pode comprar na forma líquida online ou em uma loja de animais local.

Portanto, leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar esse pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...