Gato sphynx: quanto custa o felino sem pelos mais caro do mundo

Conheça um pouco mais da origem e saiba quanto custa o felino sem pelos mais caro do mundo

Se você ama o mundo dos pets, especialmente dos gatos, com certeza já deve ter ouvido falar do gato sphynx, o famoso gatinho sem pelos, considerado um dos mais caros do planeta. Hoje, 10/01, o Folha Go vai te contar um pouco mais sobre esse exótico felino e, você vai saber também quanto ele vale.

Leia mais: ração molhada para gatos é uma boa opção? descubra agora

 

Gato sphynx
Conheça a origem dessa exótica raça de gato. Fonte: wikipedia

Atualmente, o gato sphynx figura entre os dez felinos mais caros do mundo, e sua aparência sem pelos, apesar de inicialmente chocante, contrasta com sua personalidade amável e carinhosa. A partir de agora, você vai conhecer um pouco mais sobre essa raça.

Qual a origem do gato sphynx?

Primeiramente, tudo começou na década de 1960, no Canadá, quando um gato nasceu completamente sem pelos. Nas ninhadas seguintes, esse fato curioso passou a se repetir com certa frequência.

A partir de então, os criadores de gatos passaram a realizar cruzamentos entre esses gatos nus, surgindo ai a raça sphynx. Depois, os anos se passaram e a raça desapareceu. Só na metade da década de 1970, o gato sphynx resurgiu, a partir de novos cruzamentos e, a nova leva de gatos, recebeu vários nomes estranhos, até chegar ao nome atual de sphynx.

Um fato curioso é que nome sphynx significa esfinge. Todavia, esse gato ganhou o curioso nome porque seus criadores o acharam parecido com a esfinge de Gizé, no Egito. Contudo, o registro oficial da raça só ocorreu mais de 30 anos depois, em 1998.

Qual o valor de um gato dessa raça?

 

Em geral, por ser um gato exótico e muito resistente a doenças, a raça de gatos sphynx está na lista das mais caras do mundo. Em média, o preço do felino pode chegar a até 2.000 dólares, o que em reais significa que pode custar mais de 10.000.

Veja mais: qual o preço do shar-pei? Veja esse pet com dobras na pele e que esbanja simpatia

 

Gato sphynx
Descubra quanto custa um dos felinos mais exóticos do mundo. Fonte: curiosidades

Porque o gato sphynx não tem pêlos?

A princípio, um dos fatores que tornam esse gato muito caro é a ausência quase total de pelos. E o curioso é que isso é causado por uma mutação genética.

O gato sphynx não tem pelos porque possui um gene recessivo chamado alupécia hereditária. Por conta disso, seus pelos são tão curtos que não são visíveis a olho nu. Ademais, a maioria dos felinos dessa raça tem a pele semelhante a cor pêssego e, ao longo de seu corpo possui algumas rugas, especialmente no pescoço, patas e peito.

Portanto, agora você já sabe um pouco mais da origem do gato sphynx, o gato sem pelos mais famoso e caro do mundo. Ademais, se pretende comprar um desses, saiba que vai precisar ter um bom dinheiro sobrando para isso. Mas acima de tudo, o mais importante é sempre dar amor e carinho ao pet, seja ele qual for.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments
Loading...