Looks like you have blocked notifications!

Gato tem medo de água: será mito ou verdade? Entenda hoje

Os gatos há muito tempo tem receio de água, mas não são todos. Confira!

-- Continuar depois da publicidade --

Gato tem medo de água? Realidade ou ficção? Será um mito, uma lenda urbana  ou os gatos têm mesmo medo de água? Isso é algo que sempre se disse e a verdade é bem assim: a maioria dos gatinhos, assim que vêm uma torneira aberta, fogem. Água para beber, nem mais nem menos. E pra tomar banho? Eles mesmos, são o melhor pente e limpador que se conhece. É sobre isso que hoje a Coluna Pets do Folha Go vai falar mais.

Leia tambémA tarântula é uma ótima opção para quem gosta de animais exóticos

-- Continuar depois da publicidade --

Por que os gatos têm medo de água

 gato tem medo de água
Entenda agora porque o gato tem medo de água Foto – Pixabay

Neste post queremos explicar por que os gatos têm medo de água. Em geral, esse é o caso, embora obviamente haja sempre exceções para confirmar a regra.

Esse medo de água vem, como explicado nos livros de história e na tradição popular, ao fato de que os ancestrais desses animais viveram em desertos. Nestes, a água era pouco visível, apenas para o que é justo e necessário.

Ao longo dos anos, os gatos evoluíram. Ademais, eles sobreviveram aos tempos como uma espécie doméstica que não estava particularmente familiarizada com a água. E é daí que provavelmente vem o medo que manifestam.

Seja como for, muitos especialistas destacam que dependerá da abordagem que o animal fizer com a água.

gato tem medo de água
Será mesmo que o gato não gosta de água? | Imagem: Shutterstock

Leia também: Meu gato é limpinho e não precisa de banho: será mesmo verdade? Saiba mais

Se você mora em uma área de praia, tem piscina, e o animal tem se aproximado do meio aquático desde filhote, provavelmente não vai adorar, com certeza, mas é possível que não sinta verdadeiro terror com a ideia de que poderia ser mergulhado na banheira.

Os veterinários não recomendam lavar os gatos com água, mas há muitas pessoas que, para que esses felinos se familiarizem com essa substância, os molham aos poucos quando são filhotes.

Nada acontece, mas antes de dar qualquer passo é melhor informar-se para não cometer erros. E é que o fato de molhar os bichanos,  faz com que, por um lado, ressequem a pele. Por outro lado, elimina os feromônios que permitem a comunicação desses animais com seus pares.

Motivos pelos quais não gostam de água

Gatos
Gatos não gostam de tomar banho Foto – Pixabay

-- Continuar depois da publicidade --

Contudo, uma dúvida comum entre os tutores é: por que os gatos têm tanto medo de água?  Decidimos investigar e há muitas teorias que circulam na Internet , encontramos algumas, veja a seguir.

Motivo 1

A primeira grande verdade sobre essa rejeição da água é porque os gatinhos têm um sistema respiratório muito delicado
Lembre-se que os gatos são animais muito inteligentes e para se protegerem fogem da água, evitando gripes e outras doenças respiratórias, interessante não é?

Motivo 2

A segunda razão tem a ver com sua segunda maior qualidade. O primeiro é inteligência, o segundo é egocentrismo.

Os gatos passam muito tempo a lamber-se, porque têm queratina na língua (é por isso que têm sempre o cabelo brilhante) e a sua língua é áspera ou áspera, o que funciona como uma ‘ escova ‘.

Motivo 3

A terceira razão é que os gatos devem manter seu cheiro. A zona da cabeça (atrás das orelhas) é onde se secreta o maior número de glândulas, por isso elas sempre envolvem tudo com a cabeça, esfregando o seu cheiro com objetos ou consigo, demarcando território.

Uma coisa que você deve saber: sim, é possível  treinar um gato para tomar banho. Você terá que acostumar o pet aos poucos. Comece fazendo com que se molhe de forma leve e circunstancial, com pequenos respingos. Assim, fazem-nos perder o medo natural.

Se você não for sutil, eles interpretarão o banho como um castigo e o remédio será pior do que a doença, como dizem no senso comum.

banho de gatos
Sim, os gatos Savanah, Manie Coon, Angorá turco e Pixie Bob gostam de tomar banho | Imagem CANVA

As exceções: 4 raças de gatos que gostam de água

  •  Gatos Savannah: gostam tanto de água que podem tomar banho junto com seu dono. Assim, você pode molhar sem problemas e não se surpreenda ao vê-lo em um recipiente com água fria no verão.
  • Maine Coons   são felinos muito curiosos e têm uma obsessão especial por água, principalmente quando são pequenos.
  • Gato angorá turco: Alguns desses espécimes adoram água e são bons nadadores. Eles gostam de ficar perto das fontes e tomar banho sem dar qualquer sinal de rejeição.
  • Pixie Bob: esses felinos fofinhos também gostam de água. Eles tendem a passar longos períodos olhando e brincando com ela. Se você se descuidar, eles também podem te surpreender na banheira!
gato tem medo de água
O banho em casa e seus cuidados com os pets (Imagem: Cl. Vet. Da Vinci)

Mas a realidade da maioria dos felinos não tem nada a ver com a dessas raças. Então se quisermos que nosso gato pare de desconfiar da água, devemos introduzir aos poucos. Podemos, por exemplo, tentar umedecê-lo com uma toalha  aos poucos.

Nunca deve ser água fria, pois os gatos sempre buscam calor. Outra dica é temperar a água, ou seja, encher um balde com um pouco de água quente e deixar cheirar a área. Se o felino estiver calmo, podemos tentar colocar uma ou ambas as patas dianteiras para ir se acostumando.

Leia mais: Sonhar com onça, cão ou cobra: significado de sonhos com animais

Por fim, gostou dessa matéria? Que tal conhecer mais sobre os animais exóticos e pets de estimação?  Acesse a coluna pets e descubra muitos conteúdos sobre diversos animais encantadores.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...