Looks like you have blocked notifications!

Lágrima ácida nos pets; o que é isso e porque preocupa os tutores

Entenda mais sobre esse assunto para cuidar do seu animal

-- Continuar depois da publicidade --

A lágrima ácida é um problema que pode prejudicar a saúde ocular do seu pet. É por isso que hoje (03/02) aqui na Coluna Pets do Folha Go vamos falar mais sobre isso. Principalmente se o seu cão tiver uma pelagem clara, ele pode ter manchas escuras de lágrima perceptíveis ao redor dos olhos. Muitas vezes, é simplesmente uma questão estética, mas lacrimejamento e manchas em cães também podem indicar um problema de saúde subjacente mais sério. Continue lendo para saber mais.

Leia também: Dor de ouvidos em cachorros; cuidados e dicas da veterinária

-- Continuar depois da publicidade --

Lágrima ácida: as causas de manchas nos olhos

Lágrima ácida
Lágrima ácida nos pets; o que é isso e porque preocupa os tutores Foto – Green Budy

Primeiramente a veterinária da Coluna Pets, Bruna Hermes, explica que esse termo não existe. Embora as manchas lacrimais de cães e gatos possam ter causas diferentes, a causa mais comum é uma condição chamada Epífora, também conhecida como produção excessiva de lágrimas.

Logo, as manchas lacrimais podem se formar em cães e gatos se quantidades excessivas de bactérias e fermento se acumularem no pelo ao redor da área dos olhos.

Contudo, o fermento vermelho é o que causa estrias marrom-avermelhadas sob os olhos de um cachorro ou gato e é uma causa comum de manchas de lágrima.

Existem vários motivos pelos quais um animal de estimação pode desenvolver epífora, incluindo:

  • Alergias: alergias ambientais ou alimentares podem causar produção excessiva de lágrimas quando o corpo reage ao alérgico.
  • Infecções de ouvido: infecções nas orelhas do seu animal de estimação podem fazer com que os olhos produzam mais lágrimas do que o normal.
  • Infecções oculares: Existem muitas causas diferentes de infecções oculares em animais de estimação, incluindo parasitas, vírus, bactérias ou irritantes como a fumaça.
  • Dutos lacrimais bloqueados: quando um duto lacrimal fica bloqueado, as lágrimas se acumulam e irritam o olho. Esta irritação pode causar inchaço e olhos lacrimejantes.
  • Crescimento excessivo de pelo ao redor dos olhos: O pelo comprido ao redor dos olhos pode causar irritação e lacrimejamento excessivo.
  • Pálpebras voltadas para dentro: alguns animais de estimação têm pálpebras voltadas para dentro, o que pode fazer com que os cílios roçam os olhos. Isso pode resultar em irritação e danos aos olhos.

Confira mais algumas causas

  • Órbitas oculares superficiais: quando os animais de estimação têm órbitas oculares superficiais, suas pálpebras nem sempre fecham totalmente e as órbitas não são grandes o suficiente para conter as lágrimas. Dessa forma, isso pode resultar em irritação, lágrimas excessivas e lesões oculares. Isso é mais comum em cães braquicefálicos.
  • Formato do olho: qualquer irregularidade ou cicatriz pode causar a produção de mais lágrimas.
  • Exposição a irritantes: quando os animais são expostos a substâncias irritantes como poeira ou fumaça, isso pode fazer com que seus olhos produzam mais lágrimas.
  • Dentição: quando cachorros ou gatinhos passam pela dentição, às vezes isso pode causar um excesso de lágrimas.
  • Problemas de saúde: há uma variedade de problemas de saúde que podem causar problemas nos olhos, incluindo conjuntivite e glaucoma.

Ademais, leia também: Animais de estimação incomuns: conheça famílias que inovam com pets

-- Continuar depois da publicidade --

Como tratar manchas lacrimais em cães com segurança?

Uma pergunta frequente entre os donos de cães é “Como faço para me livrar das manchas de lágrima?” ou “Existe um remédio caseiro natural que eu possa usar para limpar as manchas de lágrimas do meu cachorro?”

Aqui estão algumas opções de tratamento para lidar com manchas lacrimais em cães:

  1. Mantenha o pelo ao redor dos olhos e nariz o mais curto possível.
  2. Mantenha o rosto limpo e seco. Um remédio caseiro natural para tratar manchas lacrimais em cães é usar uma toalha quente e xampu para bebês. Estes são seguros para limpar ao redor dos olhos. Nesse sentido, existem muitos tipos de compressas para limpar as pálpebras e as pestanas que também podem ser utilizadas para limpar o rosto e à volta dos olhos.
  3. Sendo assim, a solução para lentes de contato pode ser usada para limpar ao redor dos olhos  e não nos olhos   O ácido bórico na solução para lentes de contato oxida o ferro nas porfirinas e pode clarear a coloração. Após lavar o rosto, sempre seque a área com toalha limpa para evitar dermatite ulcerativa secundária à pele úmida.

Confira outras dicas

  1. Os produtos contendo tilosina afirmam tratar ou prevenir manchas de lágrimas. O efeito da Tilosina é imprevisível e frequentemente tem eficácia intermitente. Dessa forma, como a tilosina é um antibiótico, há controvérsias em seu uso para fins cosméticos devido à possível resistência aos medicamentos.  Sendo assim, também há controvérsia em relação à adição de tilosina a medicamentos de venda livre que nem sempre a listam como um ingrediente ou identificam a quantidade de tilosina no produto.
  2. Muitos suplementos probióticos afirmam diminuir a coloração lacrimal também.
  3. Os cães com manchas lacrimais devem ser avaliados por seu veterinário para determinar se há um problema ocular subjacente que requer tratamento específico. Por isso, se a coloração da lágrima for secundária à conformação, o plano de tratamento pode incluir encaminhamento a um oftalmologista para descartar doença ocular subjacente e discutir as possíveis opções cirúrgicas.

Quais raças são mais suscetíveis a manchas de rasgo?

Em outras palavras, as manchas lacrimais são mais comuns em certas raças de cães, como Shih Tzus, Lhasa Apsos e Maltês.

Em gatos, manchas lacrimais são comuns em Himalaias e persas. Eles também são mais perceptíveis em animais de estimação com pelos de cor clara.

Portanto, em caso de dúvida não deixe de levar o pet ao veterinário.

Por fim, não deixe de conferir: Maus-tratos contra animais aumenta em Minas Gerais

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...