Lébrel Irlandês: uma das raças de cães mais altos do mundo

O peso do cachorro da raça varia entre 40 e 55 kg, enquanto a altura fica entre 71 e 86 cm

Você já se perguntou quais são as raças de cachorro mais altas do mundo? Essa é uma curiosidade que muitas pessoas têm. Por isso, hoje, 10/01, vamos conhecer um pouco mais sobre a Lébrel Irlandês, uma das maiores do universo canino. Leia este artigo do Folha GO e surpreenda-se com esse pet de tamanho gigante.

Lébrel Irlandês chega a ficar do tamanho de uma pessoa
Lébrel Irlandês chega a ficar do tamanho de uma pessoa | Imagem: Orvis

Leia também: Gosta de cachorros pequenos? Confira 7 raças populares

Origem e história do Lébrel Irlandês

A raça, também conhecida como Wolfhound Irlandês e Galgo Irlandês, é uma das mais antigas do mundo. Acredita-se que a origem do Lébrel Irlandês data do período antes de Cristo, na Irlanda, como o próprio nome sugere. Registros mostram que ele se tornou famoso na época como gladiador e perseguidor, além de cão de caça, já que são muito corajosos e leais.

Uma curiosidade sobre a história desse animal é que ele foi quase extinto no final dos anos 1800. Isso porque a população da Irlanda criou a tradição de dar um cachorro da raça a cada nobre que visitasse a região. Além disso, a extinção dos lobos e a fome também contribuíram para isso.

No entanto, alguns criadores tentaram recuperar a espécie através do cruzamento dos exemplares existentes com outras raças, como Lébrel Escocês, Dogue Alemão, Borzoi e Lobo Tibetano, por exemplo. E assim surgiram os cães como conhecemos hoje em dia.

Características físicas

Nem precisamos dizer que o porte desse tipo de cachorro é gigante, não é verdade? Alguns deles chegam a ser maiores que pessoas e até carros. O peso varia entre 40 e 55 kg, enquanto a altura fica entre 71 e 86 cm, o que o torna um dos cães mais altos do mundo.

Seu corpo imponente é longo com peito largo, costas arqueadas e cauda longa. Sua pelagem é dupla, lisa e dura, de comprimento médio. Os pelos podem ser em tons de cinza, rajado, vermelho, preto, branco e fulvo.

Eles são enérgicos e precisam de atividade física regularmente. No entanto, a expectativa de vida da raça fica em torno de 6 a 8 anos de idade.

O peso do Lébrel Irlandês varia entre 40 e 55 kg, enquanto a altura fica entre 71 e 86 cm
O peso do Lébrel Irlandês varia entre 40 e 55 kg, enquanto a altura chega a 86 cm | Imagem: A New Buddy

Veja também: Você sabe qual a é raça do seu gato? Descubra agora 3 características e outras dicas

Personalidade

Apesar do seu tamanho assustar algumas pessoas, os cães da raça são extremamente dóceis, amorosos, amigáveis, gentis, sensíveis e fáceis de lidar. Contudo, o lado negativo é que eles são teimosos e não são muito obedientes. Por isso, indica-se realizar o treinamento e socialização enquanto filhotes.

Cuidados especiais com o Lébrel Irlandês

Escovação de pelos: indica-se escovar a pelagem do cachorro, no mínimo, duas vezes por semana para evitar a formação de nós.

Higiene: os cães Lébrel Irlandês não precisam de banhos constantes, a menos que eles se sujem de lama ou alguma substância que cheire mau. No mais, dois banhos por ano são suficientes.

Espaço: não é preciso nem dizer que eles precisam de bastante espaço, não é mesmo? O ideal é criar o animal em uma casa com um grande quintal ou terreno. Entretanto, apesar de necessitar de uma área externa, eles também gostam de ficar ao lado dos donos dentro de casa.

Continue lendo: Saiba agora qual raça de cachorro se dá bem com gato

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments
Loading...