Pastor do Cáucaso: pet para quem gosta de cachorro independente

Conheça essa raça que é uma ótima opção de cão de guarda

O Pastor do Cáucaso é um pet confiante, corajoso e independente. Ele está sempre alerta para defender quem ele ama. Hoje, 25/01, o Folha GO te conta tudo o que você precisa saber sobre esse cão. 

Leia mais: Raça de cachorro grande: conheça as variações do Pastor Belga

Pra quem vê de longe, ele parece um cachorro muito sério e centrado, porém na realidade ele é amoroso e companheiro com a sua família. 

Você sabe a origem do Pastor do Cáucaso? 

pastor-do-cáucaso-3
Esses animais são bastante antigos. (Imagem: Sobraci)

O Pastor do Cáucaso é descende do cachorro Mastiff do Tibete. Essa raça é bastante antiga e, no passado, sua principal função era acompanhar criadores de gado. 

Mesmo sendo um pet antigo, esses cachorros só ganharam popularidade, principalmente na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial. Pois ele era cão de guarda nas fronteiras da Alemanha. 

De acordo com alguns estudos, essa era a raça preferida de Josef Stalin, graças ao seu porte ser parecido com o de um urso. Atualmente, esses cachorros não são tão populares em países fora da Ásia. Em alguns países, como por exemplo o Taiwan, existem criadores desses pets. 

Leia mais: Você sabia que a raça Pastor Alemão é muito dócil? Veja isso e muito mais

Descubra suas principais características 

O Pastor do Cáucaso é um animal de grande porte, além de serem resistentes e fortes. Ademais, seu tamanho pode chegar em até 65 centímetros.  

Se você quer ser tutor de um cachorro dessa raça, terá que ter muita paciência. Eles podem possuir um gênio forte, ou seja, não são recomendados pra quem nunca teve um pet. 

Para que ele seja adestrado corretamente e aprenda comandos, é necessário que seu treinador seja bastante firme. Contudo, ele não deixa de ser um animal amoroso, fofo, gentil, amigável e delicado com as pessoas que convivem com ele. Ele vai ser um excelente cão de guarda para sua casa. 

Caso você tenha outro cachorro na sua casa, talvez não seja uma boa ideia ter um Pastor do Cáucaso, porque eles podem ser violentos com outros cães. Em razão disso, é importante que sua socialização ocorra desde filhote. 

Aprenda a cuidar de um Pastor do Cáucaso 

pastor-do-cáucaso-2
Seus pelos necessitam de escovação constante. (Imagem: My Txai)

Em relação aos seus pelos, é recomendado que a escovação ocorra diariamente, a fim de tirar os pelos mortos e evitar nós. Não existe uma frequência exata de banhos para esses pets. Contudo, é importante realizar a higienização sempre que você notar sua pelagem suja. 

Ademais, a orelha é uma parte do corpo desse animal que necessita de atenção. Dessa forma, é de extrema importância evitar o acúmulo de cera, já que isso pode causar infecções. 

Outrossim, é essencial que esse animal possua bastante espaço para se desenvolver, ou seja, ele não pode ser criado em apartamentos pequenos. Para manter a saúde do cão, é recomendado que ele faça, por exemplo, exercícios físicos regulares, como caminhadas e corridas. 

Por fim, sua alimentação precisa ser bastante equilibrada, com muitos nutrientes. Portanto, é importante consultar um profissional para saber a escolha certa. 

Leia mais: Cachorro shih tzu: conheça diferenças sobre essa raça super carinhosa

Enfim, mesmo não sendo muito popular por aqui, o Pastor do Cáucaso é uma ótima opção de pet para quem procura um cão de guarda. 

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments
Loading...