Looks like you have blocked notifications!

Por que o gato tem 7 vidas no Brasil e nos EUA tem 9? Entenda a diferença

Você sabia que no Brasil o gato tem 7 vidas e nos EUA tem 9? Descubra essa e outras curiosidades

-- Continuar depois da publicidade --

Você já deve ter escutado em algum momento da vida a expressão “gato tem 7 vidas“, não é mesmo? Mas será que é mito ou verdade? De onde surgiu essa história? E por quê em alguns países, como os EUA, eles tem 9 vidas? Hoje, 21/11, o Folha Go vai te contar essa e outras curiosidades sobre gatos. Se você também é apaixonado por felinos, acompanhe nossa matéria até o final e divirta-se.

Leia mais:  Pets na casa branca: conheça Major e Champ, os cachorros do novo presidente dos EUA 

-- Continuar depois da publicidade --

O gato tem 7 vidas ou 9?

A princípio, isso depende do país onde o gato está. No Brasil, por exemplo, reza a lenda que tem 7. Já nos EUA e boa parte da Europa, 9.

Afinal, de onde vem essa lenda? Entre outras, dizem que surgiu na idade média, quando acreditava-se que as bruxas eram associadas a gatos pretos.

Você sabia que no Brasil o gato tem 7 vidas e nos EUA tem 9? Entenda o motivo
Você sabia que no Brasil o gato tem 7 vidas e nos EUA tem 9? Entenda o motivo. Fonte: revista galileu

Escritores ingleses da época, falavam que as bruxas possuíam o corpo dos gatos 9 vezes, enquanto os árabes tinham provérbios, que relacionavam gatos a 7 vidas, mas sem associa-los a bruxaria.

Por isso, países de origem inglesa costumam usar o número 9, enquanto países de outras línguas associam a expressão do gato a 7.

Segundo alguns historiadores, essa lenda do gato ter 7 vidas passou dos árabes e turcos para os portugueses e, os mesmos para os brasileiros, na época da colonização.

É verdade que eles tem 7 vidas?

-- Continuar depois da publicidade --

É claro que não. Assim como humanos, gatos tem somente uma vida. Essa expressão, vem do fato dos gatos terem imunidade alta, não ficam doentes com frequência.

Além disso, mesmo sofrendo quedas ou acidentes, gatos sobrevivem porque caem de pé e isso também colabora para a brincadeira de viverem tantas vidas.

Quanto a escolha dos números 7 e 9, a origem é mística, dependendo da cultura ou religião em questão. Na cabala, por exemplo, o 7 tem potência mágica e o 9, representa a vida.

Conheça curiosidades divertidas sobre gatos
Conheça curiosidades divertidas sobre gatos. Fonte: exame

Outras curiosidades sobre felinos

  • Você sabia que o cérebro dos gatos, se parecem mais com de humanos do que dos cães? Inclusive, os bichanos costumam ter uma excelente memória.
  • Gatos sobrevivem mais facilmente a quedas, pois possuem reflexo de endireitamento. Olhos e ouvidos avisam o felino, onde ele está e por isso, conseguem cair de pé.
  • Felinos não curtem muita água. Todavia, a raça Van Turco, oriunda da Ásia Central, tem pelos com textura única, que os torna resistente à água e também são ótimos nadadores.
  • Você sabia que já existiu um gato que viveu quase 40 anos? E está até no livro dos recordes. Seu nome é Creme Puff de Austin, nascido no Texas, que faleceu apenas 3 dias depois de completar 38 anos.
  • Todos gatos têm unhas, sem exceção. As das patas traseiras não são tão afiadas como as das patas dianteiras, pois as traseiras se desgastam mais.

Portanto, agora que você sabe várias curiosidades sobre gatos, aproveite para se divertir com seu felino favorito. E se quiser saber mais, sobre qualquer animal, basta ficar de olho nas nossas próximas matérias.

Confira também: espécies de tartaruga: conheça 4 tipos de um pet dócil e fácil de cuidar

Gostou da matperia? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...