Saúde do cão: 4 sinais que seu cachorro pode estar doente; aprenda hoje

Neste texto confira 4 sinais de cachorro doente

Seu cachorro parou de comer ou ficou mais apático e ausente do que o normal nos últimos dias? Esses sinais podem dizer muito sobre a saúde do cão.  Hoje (19/01) na Coluna Pets do Folha Go nós mostramos alguns  que você deve prestar atenção para verificar se o seu cachorro pode estar doente.

Primeiramente, lembre-se de não medicar ou administrar remédios caseiros por conta própria, pois eles podem prejudicar a saúde do animal gravemente.

E nesse sentido, caso seu cão apresente algum dos sintomas que discutiremos a seguir, o mais importante é consultar um veterinário para avaliar corretamente o que seu pet está sentindo e orientar a melhor maneira de tratá-lo.

Leia ainda: Veja o resgate do grupo de orcas com filhotes em Ilhabela

Veja os sinais de que a saúde do cão não está bem

sinais cachorro doente
4 sinais que a saúde do cão não vai bem |Foto – Pixabay

Para saber como identificar os sinais de alerta, preparamos este artigo com algumas alterações possíveis para te ajudar a tomar medidas e ações antecipadas, e assim proteger a saúde do mascote . Vamos ver como é isso!

1. Mudanças de humor e falta de apetite 

Não existe indicador mais infalível do que a vitalidade do cão para se certificar de que ele está saudável. E certamente isso é um fato comprovado.

Então, logo que a mudança de humor e a falta de apetite forem notadas, busque ajuda.  Se o animal está mais desligado e apático do que o normal, avalie se esse comportamento dura mais de um dia.

Veja que, patologias tão sérias quanto raiva, parvovírus ou dirofilariose, causadas pela Dirofilaria ssp., são doenças que começam com uma mudança repentina de humor acompanhada por uma diminuição do apetite.

Ademais, se o seu animal de estimação apresentar abatido e triste, significa que o sistema imunológico dele está enfraquecido, e consequentemente, ele está mais vulnerável a doenças e infecções.

Nesse sentido, a falta de apetite é um dos sintomas importantes para suspeitar que seu cão está doente.

Além do mais, a falta de apetite pode ser também, devido ao calor ou a um distúrbio digestivo temporário como resultado de um excesso, por exemplo.

Porém, também pode ser um indício de diabetes ou outro tipo de enfermidade que requeira a intervenção do médico veterinário.

2. Alimentação X saúde do cão

É importante ressaltar que 50% das alternâncias gástricas caninas podem ser devidas à má alimentação e/ou baixa qualidade dos nutrientes.

Mas, se perceber seu cachorro com um estômago endurecido e parar de comer, é provável que ele esteja infestado de parasitas. Você deve levá-lo ao especialista para prescrever o tratamento anti-vermes correspondente.

Nesse sentido, a perda de apetite pode ser igualmente indicativa, de problemas orais, como gengivite.

Portanto, além de levá-lo à consulta veterinária, forneça ração seca ou natural para cães, sempre é mais eficaz para garantir uma certa higiene bucal.

sinais cachorro doente
Alguns sinais devem ser observados Foto – Pixabay

3. A aparência das fezes tem relação com a saúde do pet

As fezes do seu animal permitem que coletar mais informações do que você pode imaginar. Tendo isso em vista, observe sua aparência e consistência, você saberá se seu cão está doente ou não. Veja como a seguir.

Se forem esbranquiçadas, amareladas, alaranjadas ou verdes e sua textura for bastante líquida, é muito provável que esteja passando por um distúrbio digestivo, principalmente de natureza leve.

Você deve ficar alerta a persistência do distúrbio. Se em 48 horas não houver remissão, ele pode desidratar e você deve levá-lo ao veterinário, o quanto antes.

Se as fezes do animal estiverem escuras, isso indica, provavelmente, a presença de sangue seco. Circunstância nada favorável, se elas também tiverem consistência mucosa e for difícil para você removê-los, você deve ir ao especialista com urgência,

Da mesma forma, se o que acontece com o seu animal é que ele precisa coçar o ânus arrastando para todos os lados, não se iluda, não é que ele tenha vermes. Pode ser um pedaço de tênia ou outro tipo de desconforto nas glândulas perianais.

Ademais, leia aindaVeja animais exóticos da Austrália

Mais uma vez, você deve ir ao veterinário para avaliar a situação e estabelecer o tratamento mais adequado.

4. Outros sinais de doença no cão

É fato que você também deve prestar atenção aos hábitos do animal. O excesso de ingestão de água que seu pet toma pode indicar uma doença crônica como o diabetes, por exemplo.

Fique atento, pois, essa doença pode ser muito séria, tanto para os animais como nos humanos.

É por isso que os médicos precisam ter um diagnóstico precoce para manter seu animal de estimação seguro.

Um outro sinal de alerta também, é a urina com sangue ou muito turva, escura. Ela pode sinalizar uma infecção renal.

Sinais mais comuns

Além disso, se o seu cão não estiver se sentindo bem, ele certamente uiva, chora e até fica inquieto e chateado. Se você passa muito tempo com ele, certamente perceberá imediatamente.

Resumindo, preste atenção ao comportamento diário de seu melhor amigo. A dica é: acaricie seu mascote regularmente, pois fará com que seja mais fácil para você avaliar a saúde do cão.

Afinal, alguns sinais e sintomas demoram a se manifestar, por isso não hesite em ir ao veterinário a qualquer momento que tiver dúvidas. É a prática mais prudente, e certamente, seu pet vai te agradecer.

Por fim, leia aindaVeja animais exóticos da Austrália

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...