Conheça alguns tipos de tosa e escolha a melhor opção para seu cachorro

Já teve dúvida sobre qual tosa é a melhor para seu pet? Leia e descubra mais sobre os diferentes tipos.

No momento de levar o seu cãozinho para a tosa, você já teve dúvida sobre qual era o melhor tipo de tosa? Hoje (29) o Folha GO vai tirar dúvidas e dar dicas para essa tarefa. Seja tosa na tesoura, na máquina, tosa bebê ou nos diversos tipos de cortes. Leia a matéria abaixo para descobrir a melhor para o seu pet. 

Leia mais: Todos os cães devem ser tosados? Descubra hoje mesmo

Qual é a importância da tosa para o seu cachorro 

tipos-de-tosa 3
Descubra a importância de manter a tosa de seu pet em dia. (Imagem: IG)

Algumas pessoas acreditam que a tosa está relacionada apenas na beleza, porém vai muito além disso. A tosa é fundamental para manter o seu pet higiênico e saudável, já que evita o acúmulo de fungos e bactérias nos pelos. 

No verão é necessário ter maior atenção em relação à tosa. Em altas temperaturas, é extremamente desconfortável para seu cão ter uma grossa camada de pelos. Outro risco em ter pelos grandes durante essa estação do ano é que nesse período há maior proliferação de pulgas e carrapatos. 

Cada raça tem o seu tempo entre tosas ideal. Dessa forma, se você tem um cachorro de estimação, procure se informar sobre o assunto. Procure profissionais qualificados para a realização da tosa, pois além de cortar o pelo, ele também poderá analisar se a pele do seu pet está saudável. 

Saiba mais sobre os tipos de tosa 

Como já foi falado, a tosa é muito mais que apenas estética. Ela ajuda igualmente com a troca de pelos, controle de temperatura corporal, evitando acúmulo de sujeira, entre outras coisas. Cada raça pode ter um tipo de tosa melhor, então é importante conhecer oas diferentes formas existentes. 

Conheça a Tosa Higiênica 

Esse é um tipo que pode ser realizado em qualquer raça, já que é feita a fim de limpar regiões como patas, genitálias e barriga. Recomenda-se que seja feita pelo menos uma vez ao mês, para evitar o acúmulo de sujeira que pode criar fungos e bactérias. 

Leia mais: Banho e tosa em cachorros são complicados? Entenda a importância e saiba quando fazer

Tosa de Tesoura, saiba mais sobre esse corte tradicional

Nesse tosamento, é utilizado, como o nome já diz, apenas tesoura, ou seja, sem a presença de máquina. Por essa razão, é um procedimento mais longo e detalhado para que haja um melhor resultado. Esse tipo de tosa é recomendado para aqueles pets que possuem alergia à máquinas ou que são sensíveis ao barulho. 

Saiba mais sobre a Tosa de Máquina 

tipos-de-tosa 2
Descubra se a Tosa com Máquina é a melhor opção para o seu pet. (Imagem: R7)

Como você já deve imaginar, é o tipo de tosa realizado com máquina e lâminas. Existem vários níveis de corte que vai depender da raça de cada animal. Assim, é importante ressaltar que essas máquinas precisam ser específicas para pets, não pode ser a mesma que cortamos os nossos cabelos. 

Descubra a tosa bebê 

Essa tosa possui esse nome já que consiste em diminuir os pelos do cachorro na altura que eles tinham quando eram filhotes. Dessa forma, recomenda-se esse tipo de tosa para raças como Maltês, Lhasa Apso, Yorkshire e outros que possuem pelos longos. 

tosa
Tipos de tosa (Imagem: Gazeta On line)

Descubra sobre o tipo de tosa para o verão

Por fim, temos a tosa verão. Que é utilizada em épocas de altas temperaturas ou quando existe alguma doença de pele, como a dermatite. 

Leia mais: Animal de estimação no pet shop: confira 7 dicas essenciais

Enfim, existem outros tipos de tosa por aí. Porém esses são os principais para manter o seu pet lindo e saudável. 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments
Loading...