Wi-Fi 6E, a maior atualização em 20 anos

Anunciando uma nova era para a próxima geração de Wi-Fi em uma de suas maiores atualizações em 20 anos, a Aliança Wi-Fi na quinta-feira disse que começou a certificar a primeira vaga de produtos com suporte para Wi-Fi 6E.

Neste 2021, novas atualizações de tecnologia chegam para brindar mais facilidade para nosso dia a dia. Os telefones, PCs e laptops com suporte devem começar a chegar ao mercado neste ano, com uma nova funcionalidade que promete melhorar as suas conexões, e essa é o Wi-Fi 6E.

Leia mais: Snapdragon 888 5G: novo carro – chefe da Qualcomm 

Conheça mais sobre a Wi-Fi 6E

A certificação de interoperabilidade para Wi-Fi 6E é introduzida à medida que o impulso global para a operação de Wi-Fi na banda de 6 GHz aumenta diariamente. O Wi-Fi 6E traz os imensos benefícios do espectro de 6 GHz para consumidores, fabricantes de dispositivos e prestadores de serviços, uma vez que a banda está sendo disponibilizada em todo o mundo.

A certificação da Aliança Wi-Fi ajudará a garantir aos usuários uma experiência segura, confiável com os dispositivos Wi-Fi 6E. Após a decisão da Comissão Federal de Comunicações dos EUA de abrir o espectro de 1200 MHz de 6 GHz para uso Wi-Fi, os EUA, Europa, Chile, Coreia do Sul e os Emirados Árabes Unidos também tomaram a decisão de fornecer 6 GHz para Wi-Fi.

Wi-Fi 6E (Foto: Reprodução Ekahau)
Wi-Fi 6E (Foto: Reprodução Ekahau)

Países como Brasil, Canadá, México, Peru, Taiwan, Japão, Arábia Saudita, Mianmar e Jordânia estão progredindo rapidamente em direção à abertura de 6 GHz para operação sem licença.

“O Wi-Fi 6E verá rápida adoção em 2021 com mais de 338 milhões de dispositivos entrando no mercado, e quase 20% de todas as remessas de dispositivos Wi-Fi 6 suportando 6 GHz até 2022”, disse Phil Solis, diretor de pesquisa da IDC.

“Este ano, esperamos ver novos chipsets Wi-Fi 6E de várias empresas e uma variedade de novos smartphones, PCs e laptops Wi-Fi 6E no primeiro trimestre de 2021, seguidos por anúncios de TVs e produtos VR no meio do ano”, acrescentou Solis.

Confira mais: Google Meet: Faça reunião online 

Como funciona

A certificação Wi-Fi 6E utiliza segurança WPA3 de ponta que evolui continuamente para atender às necessidades do mercado. A WPA3 foi, recentemente, atualizada para suportar a geração de senhas ainda mais robustas, mitigar ataques adicionais e proteger e manter ainda mais a privacidade nas redes Wi-Fi.

“A interoperabilidade mundial dos dispositivos Wi-Fi 6E promove rápida adoção e inovação em 6 GHz”, disse Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance. Sendo assim, os usuários logo experimentarão uma Wi-Fi sem precedentes que melhora significativamente as aplicações e fornece novos casos de uso que mudarão suas experiências conectadas, desde o seu lar até todos os seus equipamentos.

A Samsung está lançando seus próximos telefones de bandeira, a série Galaxy S21, na próxima semana, com o processador Snapdragon 888 que pode suportar Wi-Fi 6E.

Alan Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da Intelligent Connectivity BU MediaTek disse que continuará a expandir seu portfólio com soluções certificadas Wi-Fi 6E como parte do novo programa de certificação Wi-Fi 6E da Wi-Fi Alliance.

“Atualmente, os chipsets Wi-Fi da MediaTek são encontrados em centenas de milhões de smartphones, TVs inteligentes, tablets, roteadores e dispositivos IoT das principais marcas da indústria”, acrescentou Hsu.

Assim, em breve conseguirá ter atualizações sobre a sua rede wifi, principalmente em um mundo onde cada vez mais precisamos de conexões estáveis nos nossos lares e trabalhos. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo!

Vídeo (Reprodução: Mundo Conectado)

Saiba mais: Lenovo Legion Slim 7i, o notebook para os gamers 

Comments
Loading...