Como incluir plantas na decoração da varanda: ideias e dicas importantes; confira

Dicas importantes de decoração com plantas.

Plantas na decoração em geral são uma ótima opção. Além de alegrar o ambiente transformam qualquer espaço de modo inovador. No entanto, quando se trata de decorar varandas pequenas e de apartamentos, nem sempre sabemos qual melhor escolha de plantas. Mas hoje hoje 22/12, aqui no FolhaGo, separamos algumas dicas especiais!

Ora, esse espaço geralmente é um anexo ao apartamento, e não deve ser confundido com um terraço. Pequeno em tamanho, geralmente tem de 5 a 10 m², ou seja, costuma ser estreito. É por isso que é importante organizá-lo de acordo com sua superfície.

Em termos de arquitetura, a varanda é instalada em extensão, na fachada, enquanto o terraço é colocado sobre uma superfície, e é bem espaçoso. Assim, decorar com plantas as varandas pequenas, até pode até parecer um desafio, mas é perfeitamente possível!

Leia aqui: Como decorar com nichos: aprenda aqui e se inspire com várias dicas

Plantas na decoração
Plantas na decoração da varanda | Reprodução: Rawpixel

A varanda permite aos seus utilizadores desfrutarem do sol, o que torna o local acolhedor e agradável quando o tempo está bom. Então, veja algumas ideias aqui, de como decorar com plantas esse espaço e torná-lo mais agradável.

Ideias para incluir plantas na decoração da varanda

O que poderia ser mais relaxante do que um pequeno jardim de flores no meio da cidade! A varanda, pode ser o espaço perfeito para cultivá-las.

varanda com flores (Imagem Flores-Cultura Mix)

1. Uso de plantas em varandas com vista para o horizonte

As varandas na direção do oeste, precisam de plantas mais resistentes, como: Lavanda, Jasmim ou Hera.  Agora, se a varanda estiver exposta a nascente ou a sul, então é aconselhável escolher plantas anuais, como begónias, aromáticas, nêmesis ou petúnias.

As varandas voltadas para norte e nordeste são as mais interessantes, pois podem acomodar todas as espécies de plantas.

2. Plantas na decoração de varandas com sombras

Observe que algumas varandas estão, na maioria das vezes, expostas à sombra. Sendo assim, plantas interessantes de cultivar: fúcsia ou lobélios são as melhores!

Por outro lado, as varandas que se beneficiam de uma exposição permanente de sol, ou parcial, ainda podem acomodar plantas mediterrânicas, como verbenas, palmeiras ou gazânias.

palmeiras na varanda (Casa Vogue- Globo)

Além disso, é aconselhável apostar em plantas com floração generosa para desfrutar de uma varanda verdejante.

3. Plantas na varanda x clima da região

É importante que as plantas se adaptem ao clima da região, deixando a manutenção mais simples.  Além disso, uma mini horta urbana se encaixa perfeitamente na varanda.

Tudo que você precisa é de um pequeno recipiente empoleirado em uma base de metal para cultivar algumas ervas e tomates cereja.

Ideias chave de decoração para o layout da varanda

Para combinar com o mobiliário de exterior escolhido e obter uma varanda envolvente, as almofadas são muito importantes. Ademais, eles trazem um toque de conforto, mas também colorido. Por isso, as almofadas com ou sem estampas são particularmente populares e modernas.

É fácil manter ambiente mais alegre com as almofadas e as plantas juntas. Podem ser  vasos de plantas pendurados no espaço, ervas aromáticas e até o bambu, que pode servir até para isolar do ambiente circundante.

Almofadas e plantas penduradas (Imagem Casa e Jardim)

A balaustrada também pode ser uma oportunidade para pendurar uma guirlanda leve para iluminar o inverno e o verão.

Veja também: Como fazer arranjo de flores: aprenda como deixar sua casa aconchegante e alegre

Comments
Loading...