Quer cultivar alho em casa? Veja como é simples com esse passo a passo

Um dos vegetais mais fáceis de cultivar organicamente é o alho.

-- Continuar depois da publicidade --

O alho cultivado em casa ocupa pouco espaço e quase não requer esforço para se obter uma boa colheita. Por isso, hoje, 04/11, a Folha Go vai falar mais como cultivar alho em casa.

Você também pode cultivar seu próprio alho de maneira simples.  O cultivo doméstico de vegetais está se tornando mais popular a cada dia. Inclusive, ele pode ser plantado em vasos, caso não tenha horta.

-- Continuar depois da publicidade --

O que é preciso saber é que há dois mil anos ou mais o alho é cultivado e utilizado, tanto na culinária, sendo um dos principais ingredientes em quase todos os pratos, quanto pelos seus notáveis ​​usos medicinais.

Leia aqui: Plantas para apartamentos: Conheça as 5 melhores opções

Saiba como cultivar alho em casa

alho em casa
Como cultivar alho em casa: veja todos os cuidados necessários Foto – Pixabay

Seja um espaço pequeno ou não, o plantio do alho pode ser feito no outono já que as melhores cabeças colhidas normalmente são plantadas nessa estação.

Por isso, cultive o alho em um local quente e ensolarado, em solo fértil e bem drenado que não fique muito molhado no inverno. Plante dentes de alho com 18 cm de distância entre si e com o dobro da sua profundidade.

E mantenha a área livre de ervas daninhas, regue quando estiver seco.

Para plantar alho, divida os bulbos em dentes individuais e plante-os com a extremidade pontiaguda para cima. Cuidado para não danificar os cravos ao separá-los.

Quais fatores interferem no cultivo de alho?

alho em casa
Como cultivar alho em casa: veja todos os cuidados necessários Foto – Pixabay

-- Continuar depois da publicidade --

O alho NÃO gosta de crescer com muita água

A rega regular é recomendada para o desenvolvimento ideal do bulbo. Rega suficiente, mas não excessiva, porque as poças não se acomodam bem com as raízes.

Por isso a drenagem do substrato é fundamental. Cultive o alho em canteiros elevados, em mesas de cultivo ou diretamente em vasos com bastante matéria orgânica misturada ao substrato.

Você também pode cobrir a parte superior com cobertura morta , o que ajuda a manter a umidade e evita ervas daninhas.

Escolha um local ensolarado

O alho gosta de sol total ou parcial. A maioria dos produtores de alho recomenda sol; entretanto, existem variedades de alho que recebem sol parcial e crescem muito bem.

Em climas muito quentes, o alho pode ser enriquecido com sombra à tarde para ajudar a protegê-lo do calor intenso do dia.

O substrato deve ser fofo e solto

O alho é uma cultura de raiz, então o substrato deve ser macio e fofo na parte superior. Nos nossos tachos e mesas de cultivo é aconselhável preparar uma mistura com fibra de coco, o que lhe confere “fofura”.

Alho gosta de solo fértil

Se você tiver um substrato arenoso ou argiloso, adicione composto, húmus, esterco ou outra matéria orgânica para ajudar a reter a umidade e melhorar a troca de nutrientes , resultando em um alho maior e mais saboroso. E lembre-se, o alho odeia solos ácidos – um pH quase neutro entre 6,5 e 7,0 é o melhor.

Portanto, agora que já sabe como cultivar alho em casa não deixe de seguir essas dicas e colher seu próprio alho.

Veja também: Quer montar um jardim com suculentas: veja 3 ideias infalíveis

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...