Geleia de pimenta caseira: veja como é fácil de fazer

Uma combinação mais que especial para acompanhar carnes nas refeições

-- Continuar depois da publicidade --

A geleia de pimenta é perfeita para apresentar aperitivos, degustações ou até mesmo em hamburguerias artesanais, que estão expandindo rapidamente no Brasil. Por isso, veja hoje, 01/12, no Folha Go, uma receita incrível!

Aliás, seu sabor é único e marcante, ela complementa os demais aromas presentes, sem ser tão agressiva e picante, ela deve ser suave para ser saborosa.

-- Continuar depois da publicidade --

Todavia, o que muita gente não sabe é que essa receita possui um ingrediente secreto, que é a maçã, para deixar a geleia suave e irresistível.

Por isso, continue lendo e veja as surpresas que essa receita deliciosa reserva para você.

Leia aqui: Salada de grão-de-bico: prática, fácil e deliciosa; veja como preparar

Veja como preparar a deliciosa geleia de pimenta caseira

Primeiramente, é importante saber que o tempo de preparo é um pouco mais alto que outras receitas, em torno de 90 minutos.

Geleia de Pimenta
Geleia de Pimenta | Reprodução: Marola com Carambola

No entanto, todo o tempo investido vale, pela explosão de sabor proporcionada pela geleia de pimenta. Agora, vamos aos ingredientes.

  • 1kg de maçãs, pode ser fuji;
  • 1l de água filtrada;
  • 3 pimentas da sua preferência;
  • 02 xícaras de chá de açúcar refinado;
  • 80ml de vinagre de maçã.

Dica: As melhores pimentas para preparar uma geleia são as pimentas dedo-de-moça e caiena.

-- Continuar depois da publicidade --

Modo de preparo

Primeiramente, inicie o preparo cortando as maçãs em pedaços pequenos, considerando as cascas e suas sementes. Coloque-as em uma panela com água.

Deixe a panela em fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 1h, até que todas as maçãs estejam bem molinhas (ponto de purê).

Contudo, após desligar o fogo, coe bem as maçãs, que formaram um creme, para tirar todo o líquido que está presente.

Depois, no liquidificador, coloque 1 copo desse suco que foi extraído, e bata junto com as pimentas separadas (não esqueça de tirar as sementes da pimenta, para não ficar muito ardido).

Em uma panela, coloque o suco restante, o açúcar e o caldo que foi batido com as pimentas e deixe em fogo baixo, por cerca de 30 minutos mexendo sempre.

Ademais, acrescente o vinagre e continue mexendo.

Ao levantar a fervura, veja se o ponto está parecido com as geleias tradicionais vendidas em mercado, se não estiver, deixe por mais alguns minutos.

Obs.: Para fazer o teste, coloque um prato no congelador, e no momento do teste, tire-o na hora e coloque um pouco do caldo ali, com o choque térmico, se estiver no ponto, ele vai atingir a consistência adequada.

Ao chegar no ponto, tire do fogo, coloque em um refratário com tampa e se delicie.

A conservação deve ser feita por até 30 dias na geladeira em um pote de vidro com tampa. Esse molho combina perfeitamente com aperitivos e na carne vermelha. O sabor é excepcional. Ademais, vai fazer muito sucesso nas refeições.

Veja também: Hambúrguer de picanha com muçarela é de dar água na boca; veja como fazer

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...