Anúncio

Como fazer o veneno da mamona?

Saiba como preparar o famoso veneno da mamona e conheça as suas finalidades!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 29 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Que tal aprender a como fazer o veneno da mamona? Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, o passo a passo de como preparar esse fungicida e inseticida que é muito poderoso, e que pode ser utilizado em seu jardim. Desde já, saiba que essa planta é extremamente tóxica. Por isso, preste muita atenção nos procedimentos de segurança, para evitar se intoxicar.

Continua depois da publicidade

Como fazer o veneno da mamona? Veja utilizar em suas plantas

A mamona é listada como uma das plantas mais perigosas do mundo. Afinal, sua semente possui um veneno potente e ilegal em muitos países. Ele é capaz de gerar uma morte dolorosa para quem o ingere.

Por isso, ela é uma grande aliada na proteção do seu jardim, quando usada da forma correta.

Continua depois da publicidade
Como fazer o veneno da mamona? Foto: Canva Pro

Leia também: Em quanto tempo a banana dá cacho?

Quais são as propriedades da mamona?

É bastante fácil cultivar essa planta em quase todos os lugares do mundo. Afinal, ela é muito autossuficiente e não precisa de muitos cuidados. Além disso, é muito usada como fungicida, inseticida e até mesmo como fertilizante em muitos jardins.

Isso ocorre porque suas folhas têm muitas propriedades medicinais. Assim, quando é manipulada corretamente, combate dores de cabeça, tumores, calos e até dermatite. Já no jardim, ela destrói organismos invasores e nocivos às plantas.

Sobretudo, ela pode ser usada no combate a formigas e a lesmas e caracóis. Logo, sua multifuncionalidade a faz muito querida para qualquer um que tenha um cantinho verde. O melhor é que é fácil produzir o produto caseiro derivado de suas folhas.

Como preparar o produto derivado da mamona?

Primeiro, lembre-se de usar luvas e roupas que cubram a pele. Afinal, o contato com suas folhas pode causar reações das toxinas presentes nela. Então, colha quatro folhas para uma solução de 1 litro de água, eliminando os talos.

Depois, rasgue e macete bem as folhas em um recipiente, ainda tomando cuidado para não encosta na seiva. Adicione a água e misture bem com a ajuda de uma colher ou estaca higienizada. Procure extrair o máximo de seiva possível.

Por fim, mantenha o produto em local escuro e fresco durante doze horas, no máximo. Não esqueça de coar bem e dissolver o resultado em 9 litros de água. Para aplicar, use um borrifador. Que deve ser mantido fora do alcance de animais e crianças.

O veneno de mamona deve usar com prudência

Como foi dito, o veneno da semente da mamona proibido na maioria dos países. Por isso, tenha cuidado ao cultivar essa planta ou ao produzir a sua calda. Mas não tenha medo, pois o veneno que ensinamos voltado apenas à jardinagem e não pode matar.

De toda forma, em caso de ingestão ou contato com a pele, procure rapidamente um médico. Afinal, as reações são fortes e perigosas. Logo, qualquer substância com essa planta deve-se guardada em locais seguros e usada corretamente.

Fazer o veneno da mamona
Como fazer o veneno da mamona? Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se você está se perguntando como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Conheça 3 flores chiques e perfeitas para presentear

Carregando comentários aguarde...
...