O que você vai saber!
Está adotando um gato filhote e não sabe o que é necessário para o bem-estar do felino? Hoje, 19 de janeiro, no Blog My Pet do Folha GO, vamos contar para você tudo que é necessário para deixar o pet feliz. Quer saber tudo sobre o assunto? Acompanhe com atenção a postagem e saiba o que precisa ser feito.
Confira também: Gritaria de gato: entenda o comportamento do pet quando acasala e não desespere
Quais são as dicas para receber o gato filhote em casa?
Acima de tudo, a adoção é algo incrível, não é mesmo? Esse momento é lindo, contudo, requer cuidados. Afinal, o bichano é um animal indefeso, portanto, exige algumas prudências.

1) Dê o alimento adequado para o bichano
Em primeiro lugar, ao decorrer das primeiras semanas de vida, o gato filhote vai querer se amamentar, entretanto, nada de leite de vaca para o felino, ok?
Ou seja, o leite que o bichano vai beber é próprio para gato, basta questionar o médico-veterinário sobre qual é o mais indicado para o bichinho. A ração seca e petiscos só devem entrar na dieta do animal depois do primeiro mês de vida.
2) Adquira a caixa de areia
A princípio, para o bichano desenvolver os hábitos adequados, tudo deve ser ensinado nessa etapa da vida. Assim sendo, dê para o gato filhote a caixa de areia e ensine-o a fazer as necessidades nesse espaço.
3) A vermifugação é indispensável
Sobretudo, o gato filhote deve ser levado ao médico-veterinário, já que precisa passar pela vermifugação e outros procedimentos que possam ser necessários. É importantíssimo compreender que apenas o especialista pode introduzir qualquer medicação no bichano, em qualquer fase de sua vida.
4) Gatifique a sua casa para o gato filhote
O conceito de gatificação consiste em proporcionar um ambiente incrível para o felino. Assim sendo, proporcione para o bichano: caminha confortável, túneis, brinquedos interativos especiais para gatos, arranhadores, bolinha de papel e caixa de papelão.
Desse modo, o animal vai exercitar tanto o corpo, como também a mente e ficar bem feliz.
5) Evite deixar o gato filhote sozinho
Por fim, o gato filhote exige supervisão constante, portanto, o ideal é supervisionar o bichano. Embora seja complicado, já que muitos tutores são bem ocupados, sempre mantenha o felino em espaços seguros quando o amigo de quatro patas ficar sozinho.
Leia mais: PIF em gatos: sintomas e sinais de alerta para saber cuidar do seu animal