- Advertisement -

Lágrima ácida: como tratar? Veja quais os cuidados necessários com seu animal de estimação

Veja quais as principais causas da lágrima ácida em cães e os cuidados necessários para com seu pet

Lágrima ácida: como tratar? Veja quais os cuidados necessários com seu animal de estimação- CANVA Pro
0 147

- Advertisement -

Hoje (24/10) aqui no Blog My Pet, vamos conversar um pouco sobre um problema relativamente comum em cães: a lágrima ácida. Sendo assim, não deixe de conferir dicas importante para cuidar ainda melhor do seu pet.

Saiba como cuidar da lágrima ácida no seu pet

Um dos problemas mais comum entre os cães, e ate mesmo gatos, é o aparecimento de manchas de coloração marrom em volta dos olhos.

- Advertisement -

Essa condição é conhecida como lágrima ácida ou epífora e é ocasionada pela deficiência da drenagem da lágrima, a qual é responsável por lubrificar os olhos.

 Lágrima ácida: como tratar? Veja quais os cuidados necessários
Lágrima ácida: como tratar? Veja quais os cuidados necessários – CANVA Pro

Contudo, apesar de ser chamada de lágrima ácida, não é bem verdade. Isso porque a lágrima possui pH é neutro, e é exatamente por isso que a região em volta do olho fica escurecida. Além disso, existe substancia na lagrima que reagem com as bactérias presente no pelo, ocasionando a mancha.

Essas substâncias então presentes também na saliva dos cães, o que explica alguns animais ficarem com as pontas das patas marrons por se lamberem demais.

Leia também: Como Cuidar Da Saúde Bucal E Das Unhas Do Cachorro: Confira Dicas Importantes

O que causa a lágrima ácida?

- Advertisement -

Existem várias causas, no entanto as mais comuns são canal lacrimal obstruído, excesso na produção de lágrima, alteração no trajeto anatômico do canal lacrimal, falta de absorção da mesma, excesso de pelos na região, pálpebras mal posicionadas e até mesmo tártaro nos dentes.

Algumas raças de cães têm maior predisposição a esse problema por conta da estrutura ocular, a saber pequinês, shih tzu, buldogue, pug entre outros.

O que fazer se aparecer a lágrima ácida no seu cachorro?

Logo quando surgir os primeiros sinais, procure um médico veterinário, pois apesar de ser um problema comum, o diagnóstico e tratamento deve ser feito por um especialista. Isso porque existe alguns casos que a única solução é cirúrgica.

Contudo, você pode tomar alguns cuidados, como por exemplo, limpar a área dos olhos com solução fisiológica e gaze pelo menos duas vezes por dia. Isso contribui para evitar a proliferação de fungos e bactérias que causam infecções.

 Lágrima ácida: como tratar? Veja quais os cuidados necessários
Lágrima ácida: como tratar? Veja quais os cuidados necessários – CANVA Pro

Além disso, fornecer uma alimentação equilibrada e balanceada, torna o animal forte e saudável.
Outra maneira de diminuir a secreção é massageando a lateral dos olhos para desentupir o canal lacrimal do animal, mas lembre-se que o diagnóstico correto só pode ser feito pelo veterinário especialista.

Ademais, você pode gostar também: Cuidados Com Cachorro No Verão: Veja Dicas Importantes Para Manter Seu Amigo Saudável

Veja ainda um vídeo cheio de travessuras com pets, você vai gostar!

- Advertisement -

Comentários
Loading...