- Advertisement -

O gato perdido volta para casa? Por que isso ocorre e o que fazer pela evitar

Dependendo da situação os gatos somem por alguns dias e voltam

O gato perdido volta para casa? Por que isso ocorre e o que fazer pela evitar - Foto: Pixabay
0 157

- Advertisement -

O Blog My Pet do Folha Go desta, quinta-feira, 22 de outubro explica se o quando perdido volta e quais motivos deles sumirem. Entenda como que os bichamos conseguem voltar,  porque os gatos tem necessidade de sair da casa. Além disso, entenda porque a castração é a melhor maneira para evitar a fuga de gatos.

Leia mais: Bigode De Gato É Coisa Séria: 5 Curiosidades Do Que Pode E O Que Não Pode Fazer

O gato perdido volta para casa?

- Advertisement -

O gato perdido volta para casa?
O gato perdido volta para casa? – Foto: Pixabay

 

O gato perdido volta para casa sim, dependendo da situação. Existem muitos relatos de pessoas que animal sumiu e voltou meses depois, contudo, o que intriga toda essa história e como que eles conseguem voltar? Em primeiro lugar os gatos tem uma capacidade extra-sensoriais.

Os gatos possuem uma memória visual aguçada, assim, eles conseguem reconhecer os lugares e se orientar para voltar para casa. Além do mais, eles possui a memoria olfativa que também ajudam a reconhecer o lugar onde eles estão passando. Por isso, dependo do cheiro do vento eles sabem qual caminho percorrer.

Veja também: Como Acostumar O Cachorro A Ficar Sozinho: Aprenda Dicas Certeiras Que Irão Te Ajudar

Por que o gato sumiu?

- Advertisement -

Para entender o sumiço dos gatos precisamos compreender que eles são animais independentes e curiosos, sendo assim, eles pensam muito por instinto. Em primeiro lugar, os gatos são animais quase domésticos, mesmo sendo o bichinho de estimação eles ainda trazem com eles os seus instintos ancestrais.

Dessa forma, o pensamento dos gatos são muito parecidos ao de leão, isso porque eles são territorialistas, aventureiros e muito curiosos. Por esse motivo que eles frequentemente somem de casa para poder sair por aí e explorar a selva urbana.

Como evitar a fuga dos gatos?

A castração é uma alternativa para evitar as fugas dos gatos
A castração é uma alternativa para evitar as fugas dos gatos – Foto: Pixabay

Uma das maneiras de evitar as saidinhas dos gatos e evitar que um dia possa sumir, é recorrer à castração. Muitos gatos somem principalmente para procurar parceiros sexuais. Além disso, a esterilização diminui a vontade que os gatos têm de sair de casa para buscar estímulos fora de casa. Contudo, o gato castrado tem menos oportunidades de contrair doenças e apresentar problemas de saúde. 

Primeiro precisamos compreender que os gatos precisam de estímulos para poder ficar em casa, por isso precisamos promover um ambiente para eles. Portanto, invista em brinquedos, arranhadores, prateleiras, e se tiver em casa onde possui árvores estimule ele a subir e aproveitar o espaço. Isso fará o gato ficar em casa e viver muito tempo.

Confira também: Bigode De Gato É Coisa Séria: 5 Curiosidades Do Que Pode E O Que Não Pode Fazer

Aproveita e curte essa conversa de gatinha manhosa!

- Advertisement -

Comentários
Loading...