- Advertisement -

Novo recorde de animal terrestre mais velho de todos os tempos! Essa você precisa saber

A tartaruga Jonathan, no leste africano, completou 190 primaveras este ano. Saiba mais

Novo recorde de animal terrestre mais velho de todos os tempos! Essa você precisa saber - Pexels
0 24

- Advertisement -

Nesta sexta-feira (14 de janeiro), o Guiness Book reconheceu o novo recorde de animal terrestre mais velho de todos os tempos. Quem estabeleceu essa marca foi a tartaruga gigante Jonathan,  que completou inacreditáveis 190 anos. Confira agora, aqui no blog My Pet, da Folha Go, curiosidades incríveis sobre essa tartaruga e outros recordes sobre longevidade de animais.

Veja também: Morre A Girafa Mais Velha Do Brasil. Qual A Idade Dela? Confira Essa E Outras Curiosidades Do Mundo Animal

animal terrestre mais velho de todos os tempos
A tartaruga Jonathan, à esquerda, em uma foto tirada em 1886 – Wikipedia

- Advertisement -

Recorde de animal terrestre mais velho do mundo

Até então, Jonathan, o animal terrestre mais velho, já detinha o recorde de animal terrestre vivo mais velho do mundo. Entretanto, com a virada do ano ele superou a idade do animal terrestre mais velho já registrado em todos os tempos. Essa marca pertencia a outra tartaruga, Tu’i Malila, que morreu em Tonga, em 1965, com 189 anos.

O mais incrível é que essa tartaruga, o animal terrestre mais velho, talvez seja ainda mais velha! Isso porque não se sabe a exatidão da idade dela, mas o estimado é que tenha nascido em 1832, ou antes.

As pistas sobre isso é uma foto tirada em 1882 em que se notava claramente que Jonathan já era uma tartaruga adulta. Como tartarugas atingem a maturidade com 50 anos, a data de nascimento de 1832 foi determinada: mas é muito possível que tenha sido antes.

Confira, agora, outras curiosidades sobre essa tartaruga:

Saiba mais: Qual O Papagaio Mais Velho Do Mundo? Aprenda Tudo Dessas Aves Longevas

Pet do governador, animal terrestre mais velho?

Desde que Jonathan foi trazido para Seicheles, ele vive na residência do governo de Santa Helena, uma ilha na costa leste da África. De lá para cá, 31 governadores já passaram pelo local.

Segundo o veterinário do réptil, Joe Hollins, Jonathan “é um ícone local, símbolo de persistência diante da mudança”. A tartaruga reconhece até hoje a voz do veterinário, que o alimenta pela boca.

- Advertisement -

Tartaruga com amigos

Além de Jonathan, há outras 3 tartarugas no local: David, Emma e Fred. Outras tartarugas gigantes já passaram por lá, mas nenhuma tanto tempo quanto esta.

O animal terrestre mais velho de todos os tempos é muito admirado no país. A visita a ele, inclusive, é uma atração turística. Mas, é claro, não é possível tocar no animal: apenas observar a uma distância mínima de 2 metros.

Sem olfato e cego, mas namoradeiro

Pela idade avançada, Jonathan praticamente não enxerga mais e nem sente cheiro. Entretanto, isso não o impede de acasalar com a fêmea que vive na fazenda.

Que disposição, não é mesmo?

Animal terrestre mais velho de todos os tempos

Apesar da incrível idade dessa tartaruga, há animais aquáticos que vivem muito mais. Um molusco quahog, recolhido na Islândia, é considerado, atualmente, o animal mais longevo já registrado: com 507 anos.

Embora Jonathan detenha o recorde no reino terrestre, é provável que já tenha existido outros répteis que viveram mais. A estimativa de idade do jabuti Adwaita, por exemplo, que morreu no zoológico de Calcutá em 2006, é de cerca de 250 anos. Entretanto, essa informação não foi confirmada pelo Guiness Book.

Confira: Doenças Comuns Nos Cachorros Idosos E Como Enriquecer A Alimentação Para Prevenir

Neli e seus animais de estimação

Comentários
Loading...