Pastor Alemão Capa Preta: conheça a raça do Rin Tin Tin que fez sucesso na TV

Essa raça de cachorro é muito inteligente e já interpretou alguns papeis em filmes.

Como você já pode perceber pelo nome, a origem dessa raça é a Alemanha no século XIX. Hoje, o Blog Pets do Folha GO conta tudo o que você precisa saber sobre o Pastor Alemão Capa Preta. 

A criação desses cães teve como objetivo juntar as melhores características de cachorros pastores, assim seria possível surgir uma raça perfeita para atender essa necessidade dos tutores. 

Entenda a história do Pastor Alemão Capa Preta 

pastor-alemão-capa-preta-2
O surgimento desse pet ocorreu no século XIX. (Imagem: Uol)

O Pastor Alemão Capa Preta, como já foi informado, apareceu no século XIX, contudo, existem registros de um cão antecessor no século XII. Eles eram bastante parecidos com o que temos hoje, mas apresentavam pelos mais claros. 

O criador dessa raça foi o Max Von Stephanitz, e ele queria um cão eficiente e inteligente, portanto, sua criação deu certo.

Alguns anos depois, o Pastor Alemão já era utilizado por policiais e militares. Auxiliaram até mesmo na Primeira Guerra Mundial, onde serviam de batedores, mensageiros, sentinelas e carregadores. 

Com seu bom desempenho na guerra, não demorou muito para que esses cães se tornassem populares em outros países, por exemplo nos Estados Unidos e Reino Unido. A popularidade desses pets aumentou quando estrelaram diversos filmes e seriados, como As Aventuras de Rin Tin Tin, em 1954. 

Leia mais: Animais em extinção: 7 estão ameaçados no Brasil e podem desaparecer

Descubra suas principais características 

pastor-alemão-capa-preta-3
Sua inteligência impressiona. (Imagem: Uol)

Primeiramente, o Pastor Alemão Capa Preta possui um ótimo temperamento, são obedientes, fiéis à sua família, corajosos e não vão medir esforços para defender seu tutor. 

São muito companheiros, mas por serem protetores, possuem certa dificuldade em conviver com pessoas que não conhecem. 

Apresentam uma inteligência acima da média, ou seja, conseguem aprender comandos com facilidade. Um treinamento pode ser necessário para que se tornem mais sociáveis com visitas e outros animais. 

Outra característica bastante marcante nessa raça, é que são cachorros com muita energia e brincalhões, por isso necessitam de espaço para se desenvolver. Portanto, caso você more em apartamento, vale considerar ter uma outra raça de cachorro. De acordo com profissionais, se não for oferecido espaço suficiente ao cão, ele pode desenvolver ansiedade e estresse por conta do confinamento. 

Leia mais: Maior raça de cachorro: conheça Freddy o pet que entrou para o Guinness Book

Como é a saúde do Pastor Alemão Capa Preta? 

pastor-alemão-capa-preta-4
De modo geral, são animais saudáveis. (Imagem: G1)

Por serem animais ativos, se tornam mais saudáveis. Contudo, existem algumas doenças que são mais comuns nessa raça. 

Por exemplo, esses cachorros podem sofrer de Displasia no quadril, que é quando há um encaixe errado na articulação dessa região. Isso pode causar dores, desconforto e problemas de locomoção, além disso, a idade pode piorar esses sintomas. 

Outras doenças que são mais comuns nessa raça são: dermatites, foliculite e a mielopatia, que é uma doença grave que ocorre na medula espinhal. 

Pastor Alemão interpreta Rin Tin Tin
Rin Tin Tin era um Pastor Alemão Capa Preta que ficou famoso |Crédito Viajantes Do Tempo Real

Por fim, para evitar essas doenças, é de extrema importância consultar um veterinário. Assim o profissional poderá examinar o seu pet e oferecer um diagnóstico certeiro, com o tratamento correto. 

Leia mais: Cachorros gigantes: conheça as 7 maiores raças do mundo

Enfim, você sabia que o Rin Tin Tin era um Pastor Alemão Capa Preta? Sua inteligência fez com que eles protagonizassem diversas produções. 

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.