Como cuidar de gatos filhotes: confira 3 dicas super interessantes
Ter a mãe por perto é fundamental para a criação dos filhotes, mas isso não quer dizer que vá facilitar o trabalho
Saber como cuidar de gatos filhotes é fundamental para que os novos felinos cresçam com saúde, por isso, hoje, (17/02), o Folha GO traz para a Coluna Pets todas as informações que você precisa saber para cuidar dos novos gatinhos.
Leia também: Curiosidades do gato preto: veja 3 motivos para adotar esse pet

Se você encontrou algum gatinho pela rua e resolveu adotar ou se a sua gata teve cria nos últimos dias, esse post vai ajudar você!
Leia até o final e veja como cuidar dos filhotes.
Dicas de como cuidar de gatos filhotes em casa
Assim como acontece com os humanos, os bichinhos também precisam passar o máximo de tempo possível com a mãe enquanto ainda é bebê.
Porém, sabemos que nem sempre essa é uma tarefa possível. Entretanto, os filhotes criados com a mãe, tem mais chances de sobreviver.
Se você está com um filhote de gato em casa, existem alguns acessórios que você precisa ter:
- Brinquedos;
- Caixa de areia;
- Um local confortável para dormir;
- Comedouros e bebedouros.
Com esses itens em mãos, você já consegue criar um ambiente seguro para o novo integrante da família. Depois, é só seguir essas três dicas de cuidado:
1 – Como cuidar de filhotes de gatos Recém-nascidos com a mãe?

Ter a mãe por perto é fundamental para a criação, entretanto, isso não quer dizer que vá facilitar o trabalho.
É da natureza maternal proteger a sua cria, por isso, você pode ter dificuldades na hora de fazer os cuidados.
Logo, a primeira coisa a se fazer após colocar os gatinhos e a mãe em um local seguro e confortável é observar.
Observe se a mãe está amamentando com frequência e fique de olho principalmente no seu comportamento. Algumas gatas podem comer os seus filhotes se sentirem que eles não vão sobreviver. Não se assuste, mas é verdade.
Depois, conforme você for observando, é possível realizar algumas interferências se a mãe não estiver provendo o sustento necessário. Por exemplo, dar de mamar, mas não fazer sem ajuda de um profissional, pois, o veterinário é quem pode orientar com segurança qual o melhor tipo de alimento.
2 – O que é bom para limpar o gatinho Recém-nascido?
Os felinos são excelentes na hora de fazer a própria higiene pessoal, mas, quando ainda se é recém-nascido, é preciso dar uma forcinha.
Saber como cuidar de gatos filhotes também inclui o momento do banho. O ideal é que a rotina de banho se inicie após os seis meses para ajudar a manter a boa saúde do gatinho.
Porém, em caso de gatos recém-nascido onde a mãe não está presente para dar o primeiro banho que remove peles mortas e insumos do parto, você pode:
- Segurar o gatinho e com apenas duas gotas de shampoo para gato ou com sabonete de glicerina ir limpando o bichano com os dedos. Aproveite o momento para ir fazendo carinho no novo pet.
- Escová-lo para remover a pele morta. E para isso escolha uma escova própria para não machucá-lo.
Para qualquer uma das opções, lembre de usar bastante delicadeza para não traumatizá-lo e usar água morna. Como diz o ditado “gato escaldado tem medo de agua fria”.
Veja também: Saiba Tudo Sobre A Raça De Gato Persa: O Bichano Carinhoso
3 – O que fazer se encontrar um filhote abandonado?

Agora, se você está com um gatinho recém-nascido em casa, mas está sem a mãe, essa terceira dica vai ajudar.
Como já visto até aqui, a presença da mãe é importante para a sobrevivência do gatinho. Então, a primeira coisa a se fazer ao encontrar um filhote é buscar nas redondezas pela mãe.
Se a mãe não for localizada a segunda opção mais viável para a sobrevivência do gatinho é encontrar uma gata que poderia substituir o papel da mãe com a amamentação e os cuidados.
Se realmente não for possível ter uma mãe substituta, então, além de promover a limpeza, você também vai precisar cuidar da alimentação.
Em qualquer casa de ração você vai encontrar mamadeira e fórmulas que servem paga substituir o leite materno.
Sem o cuidado com a alimentação a chance do novo gatinho não sobreviver é grande. Portanto, alimente bem, forneça uma caminha quentinha e de muito carinho.
Essas são as melhores formas de como cuidar de gatos filhotes. Ah! E não se esqueça de levá-lo para uma inspeção no veterinário e conferir se a saúde dele vai bem e ainda de quais vacinas ele precisa.