Como cuidar de gatos filhotes: confira 3 dicas super interessantes

Ter a mãe por perto é fundamental para a criação dos filhotes, mas isso não quer dizer que vá facilitar o trabalho

Saber como cuidar de gatos filhotes é fundamental para que os novos felinos cresçam com saúde, por isso, hoje, (17/02), o Folha GO traz para a Coluna Pets todas as informações que você precisa saber para cuidar dos novos gatinhos.

Leia também: Curiosidades do gato preto: veja 3 motivos para adotar esse pet

dicas para filhotes de gato
Todos os cuidados que os recém-nascidos precisa (Imagem: Canva)

Se você encontrou algum gatinho pela rua e resolveu adotar ou se a sua gata teve cria nos últimos dias, esse post vai ajudar você!

Leia até o final e veja como cuidar dos filhotes.

Dicas de como cuidar de gatos filhotes em casa

Assim como acontece com os humanos, os bichinhos também precisam passar o máximo de tempo possível com a mãe enquanto ainda é bebê.

Porém, sabemos que nem sempre essa é uma tarefa possível. Entretanto, os filhotes criados com a mãe, tem mais chances de sobreviver.

Se você está com um filhote de gato em casa, existem alguns acessórios que você precisa ter:

  • Brinquedos;
  • Caixa de areia;
  • Um local confortável para dormir;
  • Comedouros e bebedouros.

Com esses itens em mãos, você já consegue criar um ambiente seguro para o novo integrante da família. Depois, é só seguir essas três dicas de cuidado:

1 – Como cuidar de filhotes de gatos Recém-nascidos com a mãe?

filhotes de gato recém-nascidos cuidados
Se a mãe estiver por perto, a chance de sobrevivência do filhote cresce (Imagem: awebic)

Ter a mãe por perto é fundamental para a criação, entretanto, isso não quer dizer que vá facilitar o trabalho.

É da natureza maternal proteger a sua cria, por isso, você pode ter dificuldades na hora de fazer os cuidados.

Logo, a primeira coisa a se fazer após colocar os gatinhos e a mãe em um local seguro e confortável é observar.

Observe se a mãe está amamentando com frequência e fique de olho principalmente no seu comportamento. Algumas gatas podem comer os seus filhotes se sentirem que eles não vão sobreviver. Não se assuste, mas é verdade.

Depois, conforme você for observando, é possível realizar algumas interferências se a mãe não estiver provendo o sustento necessário. Por exemplo, dar de mamar, mas não fazer sem ajuda de um profissional, pois, o veterinário é quem pode orientar com segurança qual o melhor tipo de alimento.

2 – O que é bom para limpar o gatinho Recém-nascido?

Os felinos são excelentes na hora de fazer a própria higiene pessoal, mas, quando ainda se é recém-nascido, é preciso dar uma forcinha.

Saber como cuidar de gatos filhotes também inclui o momento do banho. O ideal é que a rotina de banho se inicie após os seis meses para ajudar a manter a boa saúde do gatinho.

Porém, em caso de gatos recém-nascido onde a mãe não está presente para dar o primeiro banho que remove peles mortas e insumos do parto, você pode:

  • Segurar o gatinho e com apenas duas gotas de shampoo para gato ou com sabonete de glicerina ir limpando o bichano com os dedos. Aproveite o momento para ir fazendo carinho no novo pet.
  • Escová-lo para remover a pele morta. E para isso escolha uma escova própria para não machucá-lo.

Para qualquer uma das opções, lembre de usar bastante delicadeza para não traumatizá-lo e usar água morna. Como diz o ditado “gato escaldado tem medo de agua fria”.

Veja também: Saiba Tudo Sobre A Raça De Gato Persa: O Bichano Carinhoso

3 – O que fazer se encontrar um filhote abandonado?

cuidados com gato filhote
A alimentação é parte fundamental dos cuidados (Imagem: Catraca Livre)

Agora, se você está com um gatinho recém-nascido em casa, mas está sem a mãe, essa terceira dica vai ajudar.

Como já visto até aqui, a presença da mãe é importante para a sobrevivência do gatinho. Então, a primeira coisa a se fazer ao encontrar um filhote é buscar nas redondezas pela mãe.

Se a mãe não for localizada a segunda opção mais viável para a sobrevivência do gatinho é encontrar uma gata que poderia substituir o papel da mãe com a amamentação e os cuidados.

Se realmente não for possível ter uma mãe substituta, então, além de promover a limpeza, você também vai precisar cuidar da alimentação.

Em qualquer casa de ração você vai encontrar mamadeira e fórmulas que servem paga substituir o leite materno.

Sem o cuidado com a alimentação a chance do novo gatinho não sobreviver é grande. Portanto, alimente bem, forneça uma caminha quentinha e de muito carinho.

Essas são as melhores formas de como cuidar de gatos filhotes. Ah! E não se esqueça de levá-lo para uma inspeção no veterinário e conferir se a saúde dele vai bem e ainda de quais vacinas ele precisa.

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.