Saiba tudo sobre a raça de gato Persa: o bichano carinhoso

Um felino caseiro que adora ficar no seu cantinho

A boa notícia de hoje, 15/02, é sobre um dos bichanos mais carinhosos, a raça de gato Persa.  Ele é fofinho, e às vezes pode até parecer um pouco rabugento, no entanto, ele é muito carinhoso e encanta os seus tutores com a sua gentileza e seu jeitinho doce. Aprenda mais desse mascote aqui no Blog dos pets.

O gato Persa é bem chamativo por conta da sua pelagem

O gato Persa é bem chamativo por conta da sua pelagem – Foto: Freepik .Se você pretende ter um gato da raça Persa, nós vamos te ajudar a conhecer um pouco mais sobre este bichano. De olhos grandes e redondos, e de focinho achatado e pequeno, a raça de gato Persa, recebeu este nome por causa da região de onde vieram: a Persia, que fica atualmente no Irã. Essa informação tenho certeza que você não sabia! Então, aprenda mais sobre a raça de gato Persa, confira!

Conheça a raça de gato Persa

Uma das principais características do gato Persa é ser um bichano que possui bastante pelos, normalmente longo e sedoso. Contudo, é um gato que precisa de bastante cuidado diário, por conta dos pelos longos e finos que eles possuem. Para evitar nós na pelagem, o indicado é escova-los, use de preferência uma escova apropriada para evitar sujeiras e pelos emaranhados. 

Para quem busca um animal caseiro, a raça de gato Persa prefere ficar dentro de casa, e não se engane com a sua aparência. Apesar de possuírem um focinho achatado, e aparentar ser meio rabugento, eles são animais muito gentis e carinhosos, e se adaptam facilmente à família e às crianças. Ele é o rei do comportamento, por ser um animal observador ele prefere ficar no seu cantinho.

Entretanto, ele só vai dar atenção para quem acha que vale a pena, dessa forma, o gato Persa não vai para o colo de todo mundo, nem adianta a visita insistir. 

Brincar com um gato da raça Persa será muito tranquilo, já que eles não arranham e nem mordem. Entretanto, eles são extremamente higiênicos, não gostam de sujeira, deixe a sua caixinha de areia limpa sempre, assim como os utensílios que ficam com a raça e água. 

Por conta dessa natureza tranquila e calma, os Persas podem viver até 14 anos.

Leia também: Curiosidades do gato preto: veja 3 motivos para adotar esse pet

O personagem Garfield é um gato Persa, preguiçoso que adora comer
O personagem Garfield é um gato Persa, preguiçoso que adora comer – Foto: Freepik

Saúde e Alimentação 

Outro ponto, que merece bastante cuidado, é em relação à saúde respiratória do gato da raça Persa. Por causa do seu focinho achatado, eles têm uma certa dificuldade para respirar, por este motivo o tutor terá que mantê-lo em um ambiente fresco.

Um outro cuidado é com os olhos, que fica lacrimejando. Mas, basta higienizar com soro fisiológico diariamente. 

Antes de adquirir um gato Persa, é preciso levar em consideração alguns aspectos, pois como ele é um animal caseiro, ele tem uma tendência a engordar.

E dessa maneira sua alimentação deve ser regrada, então escolha uma ração especial. Em épocas mais quentes ofereça bastante água, eles adoram água corrente. 

Sendo assim, leia também: Obesidade em pets não é sinal de saúde: alerta especialista

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.