Anúncio

Churrasco bem caprichado: chef de cozinha ensina os segredos de um bom assado

Afinal, uma das maiores paixões dos brasileiros não pode ser feita de qualquer jeito

Anúncio


Todo mundo sabe que o brasileiro é naturalmente um fã das carnes assadas acompanhadas daquela cervejinha gelada. Quem resiste a um churrasco bem feito, com bons cortes no ponto certo? Pois o Receitas Fáceis, do Folha Go, traz hoje (27/01) dicas do chef de cozinha Honório Oliveira para você não errar nunca mais em nenhuma etapa, da compra à preparação. Saiba mais.

Continua depois da publicidade

Assim, confira também: Empanadas Argentinas Da Chef Paola Carosella; Veja O Passo A Passo Para Fazer Em Casa

O chef Honório comandou uma das cozinhas mais tradicionais do Rio de Janeiro, em um restaurante de grande prestígio
O chef Honório comandou uma das cozinhas mais tradicionais do Rio de Janeiro, em um restaurante de grande prestígio – Foto: Fato Editorial

Geralmente, os chefs de cozinha são aqueles profissionais voltados para a execução de pratos com perfeições técnicas. Entretanto, na matéria abaixo, você verá que esse conhecimento gastronômico pode ser aplicado em um churrasquinho no fim de semana. Afinal, adicionar um pouco de glamour e qualidade ao evento não faz mal para ninguém, não é mesmo? Confira!

Dicas do chef de cozinha Honório Oliveira para fazer um bom churrasco

O chef Honório comandou uma das cozinhas mais tradicionais do Rio de Janeiro, em um restaurante de grande prestígio. Com sua vasta experiência nos cortes de carnes e nas grelhas, ele dá dicas incríveis para você preparar o melhor churrasco de todos os tempos na sua casa.

A compra do chef de cozinha

As carnes embaladas a vácuo serão arroxeadas. Por isso, é importante se atentar para a coloração na hora da compra, pois o tom marrom indica que o pedaço está “envelhecendo”.

Ao abrir o pacote, o produto deve ficar avermelhado por conta do processo natural de oxidação. Não se esqueça da capa de gordurinha para o churrasco.

Continua depois da publicidade

Facilidade para temperar

Nem todo sal serve para ser usado na churrasqueira. Ademais, como todos sabem, o sal grosso é o ideal. Contudo, você pode bater no liquidificador e processar para que fique menos grosseiro na hora de temperar.

Continua depois da publicidade

Quando for salgar o pedaço da carne, não fique dando “tapinhas”, nem massageando. Apenas coloque o sal em cima e pronto.

Portanto, leia mais: Croquete De Carne Moída: Conheça Uma Receita Simples E Deliciosa Que Rende Muito

Evite ficar espetando o pedaço da carne demais ou mesmo o retirando da grelha
Evite ficar espetando o pedaço da carne demais ou mesmo o retirando da grelha – Foto: Canva Pro

É preciso descansar o corte

Depois de desembalar a carne, deixe-a descansando dentro da geladeira. O tempo vai variar entre 2 até 3 horas, dependendo da rapidez com que ela ficará avermelhada. Lembre-se de fazer o corte inverso às fibras.

Como fazer com a grelha

Evite ficar espetando o pedaço da carne demais ou mesmo o retirando da grelha. O melhor a se fazer é girar o espeto a fim de não ter mudanças bruscas na temperatura.

Outros chefs de cozinha dão mais dicas

Cada pessoa tem um segredinho que usa para deixar o churrasco irresistível. Com o chef de cozinha Henrique Fogaça não acontece diferente.

Para ele, o segredo está no controle do calor que vem da churrasqueira, pois é isso o que influenciará o bom resultado. Por exemplo, o ideal para uma costela é ser posicionada inteira em uma grelha alta. Assim, o fogo deve estar brando, de forma que o assado aconteça lentamente.

Já Jun Sakamoto, que tem um restaurante de culinária japonesa com o seu nome, adora um churrasco argentino com o ancho e o asado de tira. Essas duas peças são bem apreciadas pelos nossos vizinhos e, segundo o chef de cozinha, são perfeitas para assar.

O asado de tira é uma parte mais nobre da costela, enquanto o ancho é a parte dianteira do delicioso contrafilé. Para ambas, grelha baixa e carvões em brasa.

Se você também é um amante do velho e bom churrasco, certamente se interessou pelas dicas do chef de cozinha Honório Oliveira, não? Então, que tal compartilhar a matéria em suas redes sociais para que mais fãs da carninha assada possam apreciar essas delícias? Contamos com você!

Ademais, não deixe de ver: Aprenda A Fazer Um Sanduíche Beirute De Carne; Uma Refeição Completa E Deliciosa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais