Anúncio

Por quanto tempo a carne pode ficar fora da geladeira sem estragar? Confira dicas importantes de conservação

Cuidados higiênicos e de refrigeração com o alimento são super importantes

Anúncio


O consumo de carne no Brasil é bastante alto, mesmo com altas frequentes nos valores. Isso em razão de nós, brasileiros, sempre elaboramos estratégias para driblar momentos de crise. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (27/10), essa matéria que vai te explicar por quanto tempo a carne pode ficar fora da geladeira sem estragar, para que você e a sua família tenham um consumo saudável e sem riscos, veja as dicas.

Continua depois da publicidade

Você vai entender, portanto, porque não se deve deixar esse alimento em particular, muito tempo sem refrigeração, além dos motivos óbvios, claro. Veja, ainda, como reconhecer se a carne pode ou não ser consumida.

Por quanto tempo a carne pode ficar fora da geladeira sem estragar? Dicas:

As carnes podem ficar fora da geladeira por no máximo 2 horas! Parece bastante tempo, mas na correria do dia a dia e até por um breve esquecimento, é possível chegar do mercado em casa e simplesmente esquecer de refrigerar a carne adequadamente.

Passado esse período, a carne já está infestada de bactérias e não deve ser consumida. No entanto, o processo de escolha da carne começa já na compra. Se você foi até o mercado ou frigorífico e percebeu que o local não possui um bom sistema de refrigeração, é melhor procurar outro estabelecimento.

Isso porque a carne não pode ficar mais do que 2 horas em temperaturas acima de 7°C, seja no local de venda ou em casa.

Leia também: Quais os melhores cortes para fazer carne moída? Confira agora mesmo dicas de economia e sabor

Continua depois da publicidade

Forma correta de armazenar as carnes

Por quanto tempo a carne pode ficar fora da geladeira sem estragar? Confira dicas importantes de conservação
Por quanto tempo a carne pode ficar fora da geladeira sem estragar? Confira dicas importantes de conservação – Imagem: Canva Pro

Para evitar que a carne se estrague quando for levada para a casa, você deve fazer o armazenamento adequado. Dessa forma, você tem duas opções: congelar a carne em temperatura inferior a -18ºC ou refrigerar em uma temperatura entre 5ºC e 7ºC.

Continua depois da publicidade

Além disso, é importante que a carne esteja em um recipiente bem vedado ou em saquinhos apropriados. Contudo, aquela história de que a carne pode passar longos períodos na geladeira é muito arriscada, caso ele esteja sob refrigeração e você colocou na gaveta superior, pode consumir até 5 dias depois. A carne congelada, dependendo do tipo, pode ficar no congelador por até 6 a 12 meses.

Sobre o assunto, você pode se interessar também: Alimento seguro: saiba por quanto tempo você pode conservar alguns tipos de carne

Como reconhecer que a carne estragou

É quase natural reconhecer quando a carne estragou, pois ela apresenta uma coloração mais escura, com manchas e também tem o odor alterado.

Dessa forma, o seu consumo não deve ser feito, mesmo se não houver certeza de que a carne está podre, uma vez que a intoxicação alimentar causada pelos micro-organismos podem causar sintomas como febre, vômito, dor de cabeça e até óbito.

Sendo assim, preste bastante atenção com o manuseio e consumo de carnes, não importa o tipo. Ao menor sinal de mal estar, procure um médico e não volte a consumir carnes de procedência duvidosa ou que ficaram muito tempo em temperatura ambiente.

Leia ainda: Saiba como descongelar carnes corretamente: confira dicas importantes e seguras

Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer

Neste vídeo vamos dar dicas práticas para preparar aquele bife ou bisteca de uma maneira muito fácil e o resultado é delicioso. Confira, portanto, o passo a passo e garantimos que vai dar certo! Assista.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais