Couve-flor gratinada: aprenda a servir a hortaliça de forma diferente

Leve ainda mais sabor à mesa com essa receita prática que rende 06 porções em 40 minutos

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories Pão caseiro fofinho: veja como preparar aqui e faça hoje mesmo

- Advertisement -

O objetivo do Receitas Fáceis do Folha Go é ajudar você a diversificar a sua alimentação e incluir alimentos saudáveis de forma variada. Por isso, a dica de hoje (15/06), não poderia ser outra. Aprenda como fazer em poucos passos, a couve-flor gratinada. Traga cremosidade à hortaliça em apenas 40 minutos e obtenha 06 porções deliciosas desse acompanhamento!

Veja como fazer couve-flor gratinada: acompanhamento ideal no almoço ou jantar

A couve-flor é uma ótima hortaliça. Ela é rica em fibras e de vitaminas do complexo B, bem como K e C. Dessa forma, ela auxilia na beleza e viço da pele. Igualmente, promove a boa digestão e à saúde intestinal. Além disso, melhora a saúde cardíaca.

- Advertisement -

Aprenda, também, outros pratos sem carne: Berinjela Recheada E Assada: Opção Saborosa E Leve Para Servir No Almoço

Ingredientes

  • 01 maço de couve-flor limpo;
  • 02 colheres (sopa) de queijo ralado;
  • 01 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 02 colheres (chá) de sal;
  • 01 lata de creme de leite;
  • 02 colheres (sopa) de manteiga;
  • 500 ml de leite integral.
couve-flor gratinada como acompanhamento
Receita vegetariana, cremosa e diferente de acompanhamento: Aprenda a fazer couve-flor gratinada em poucos passos. – Foto: Freepik

Passo a passo do preparo da couve-flor gratinada

Primeiramente, separe os buquês da couve-flor e os lave. Então, leve-os para cozinhar em água fervente. Acrescente 01 colher de chá de sal, e deixe ferver por 10 minutos ou até que a hortaliça fique macia. Assim, escorra e reserve.

Logo depois, derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha de trigo. Dessa forma, dissolva, mexendo rapidamente com um fuet (batedor de arame). Continue mexendo e, quando ficar uma massa dourada, acrescente o leite.

Continue mexendo até que o molho da couve-flor gratinada engrosse. Adicione, para terminar, o creme de leite, misture mais uma vez, e coloque também o restante do sal. Coloque a hortaliça em um refratário, espalhe o molho sobre ela e polvilhe o queijo.

Por fim, leve para assar no forno a 200ºC e por cerca de 15 minutos. Ou então, até que o queijo derreta e doure levemente. Sirva logo em seguida e se delicie!

Sugestão de como servir o almoço com esse acompanhamento

Para uma refeição completa, não deixe de experimentar as sugestões que o Receias Fáceis trouxe para você. Com elas, seu jantar ou almoço trazem novos sabores e uma nova experiência. O seu momento, então, fica pra lá de especial!

Para não vegetarianos, uma boa ideia é combinar essa receita com um belo bife à parmegiana na frigideira. Já para continuar na esfera vegetariana, confira essas panquecas de aveia. Com isso, você eleva o nível da sua refeição com a couve-flor gratinada.

Benefícios das ervas e temperos caseiros

A repórter Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.

- Advertisement -

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.
Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais