Como cuidar de gato e cachorro no inverno: dicas da veterinária Bruna Hermes

Os nossos pets também podem sofrer com as temperaturas mais baixas, saiba como cuidar

-- Continuar depois da publicidade --

Cuidados com gato e cachorro no inverno. Estamos no outono, mas o inverno já se aproxima. E com ele, começam gripes e outras doenças respiratórias. Mas não se engane caro leitor, que apenas os humanos ficam gripados e doentes. Os nossos amigos pets também podem sofrer com as temperaturas mais baixas. Por isso que hoje (15/04) aqui no Cidades do Folha Go vamos relembrar quais são os cuidados com gato e cachorro no inverno. A veterinária Bruna Hermes vai tirar as principais dúvidas.

Aproveite e leia tambémEntrevista exclusiva com Carla Ruas, Fundadora da PetCoaching – Parte I

-- Continuar depois da publicidade --

Veterinária Bruna Hermes esclarece principais dúvidas sobre cuidados com pets no inverno

gato e cachorro
Cuidados com gato e cachorro no inverno: veterinária Bruna esclarece dúvidas Foto -Tribuna do Paraná

Segundo a veterinária Bruna Hermes, as doenças mais comuns de gato e cachorro no inverno não são as mesmas. Normalmente cães e gatos tem doenças mais especificas 

A doença mais comum no cachorro é a gripe canina. Em gato, é a do complexo respiratório felino, que na verdade envolve as doenças do trato respiratório, entre elas a mais comum: Rinotraqueíte.

O sinal de alerta para levar o gato e cachorro ao veterinário é quando ele começar a apresentar qualquer alteração em seu comportamento, afirma a veterinária. Por exemplo: se parou de comer ou brincar. Qualquer alteração na rotina do animal requer um cuidado. Ou seja, isso demanda uma atenção do tutor pra levar o pet ao veterinário para ver o que está acontecendo.  

Prevenção e cuidados com gato e cachorro no inverno

Vacinas

Mas o que fazer para evitar que gato e cachorro adoeçam? No caso dos gatos, a veterinária recomenda  as vacinas que são feitas quando eles são filhotes e depois é feito o reforço anual. 

-- Continuar depois da publicidade --

Já para os cachorros, as vacinas da gripe. Ela ressalta ainda, que esse ano foi lançada a vacina oral da gripe, que é de gotinha e fácil de aplicar. A veterinária explica que a vacina  não evita o animal de pegar uma doença, mas caso fique doentes, irá apresentar sinais mais leves. 

A vacina para esses cães é indicada principalmente quando eles vão toda semana ao pet shop, ou ainda, costumam passear em praças e outros lugares públicos. Por isso, ‘nesses cães a gente recomenda a imunização com essas vacinas’, afirma a doutora Bruna.

pets no inverno
Mas é importante os cuidados com gato e cachorro para não adoecerem | Imagem CANVA

O banho

E outro cuidado é com o banho em casa. Ao tomar banho, cuidar para que o animal não pegue vento frio após o banho.

Alimentação

Já sobre a alimentação, ela ressalta que a melhor alimentação para os cães é a ração e petisco de cães. Sobre verdura e frutas, recomenda sempre falar com o veterinário. 

Roupinhas

Com relação as roupas de frios, essas podem ser usadas nos pets. Somente cuidar com cães que tem alergia. Neste caso, cuidar o tipo de roupinha. O mais indicado é 100% algodão. 

Como viram, é importante os cuidados com gato e cachorro no inverno.

Por fim, leia aindaCarla Ruas, Fundadora da PetCoaching, fala dos ‘cases de sucesso’ – Entrevista Parte II

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...