Como cuidar de gato e cachorro no inverno: dicas da veterinária Bruna Hermes

Os nossos pets também podem sofrer com as temperaturas mais baixas, saiba como cuidar

Cuidados com gato e cachorro no inverno. Estamos no outono, mas o inverno já se aproxima. E com ele, começam gripes e outras doenças respiratórias. Mas não se engane caro leitor, que apenas os humanos ficam gripados e doentes. Os nossos amigos pets também podem sofrer com as temperaturas mais baixas. Por isso que hoje (15/04) aqui no Cidades do Folha Go vamos relembrar quais são os cuidados com gato e cachorro no inverno. A veterinária Bruna Hermes vai tirar as principais dúvidas.

Aproveite e leia tambémEntrevista exclusiva com Carla Ruas, Fundadora da PetCoaching – Parte I

Veterinária Bruna Hermes esclarece principais dúvidas sobre cuidados com pets no inverno

gato e cachorro
Cuidados com gato e cachorro no inverno: veterinária Bruna esclarece dúvidas Foto -Tribuna do Paraná

Segundo a veterinária Bruna Hermes, as doenças mais comuns de gato e cachorro no inverno não são as mesmas. Normalmente cães e gatos tem doenças mais especificas 

A doença mais comum no cachorro é a gripe canina. Em gato, é a do complexo respiratório felino, que na verdade envolve as doenças do trato respiratório, entre elas a mais comum: Rinotraqueíte.

O sinal de alerta para levar o gato e cachorro ao veterinário é quando ele começar a apresentar qualquer alteração em seu comportamento, afirma a veterinária. Por exemplo: se parou de comer ou brincar. Qualquer alteração na rotina do animal requer um cuidado. Ou seja, isso demanda uma atenção do tutor pra levar o pet ao veterinário para ver o que está acontecendo.  

Prevenção e cuidados com gato e cachorro no inverno

Vacinas

Mas o que fazer para evitar que gato e cachorro adoeçam? No caso dos gatos, a veterinária recomenda  as vacinas que são feitas quando eles são filhotes e depois é feito o reforço anual. 

Já para os cachorros, as vacinas da gripe. Ela ressalta ainda, que esse ano foi lançada a vacina oral da gripe, que é de gotinha e fácil de aplicar. A veterinária explica que a vacina  não evita o animal de pegar uma doença, mas caso fique doentes, irá apresentar sinais mais leves. 

A vacina para esses cães é indicada principalmente quando eles vão toda semana ao pet shop, ou ainda, costumam passear em praças e outros lugares públicos. Por isso, ‘nesses cães a gente recomenda a imunização com essas vacinas’, afirma a doutora Bruna.

pets no inverno
Mas é importante os cuidados com gato e cachorro para não adoecerem | Imagem CANVA

O banho

E outro cuidado é com o banho em casa. Ao tomar banho, cuidar para que o animal não pegue vento frio após o banho.

Alimentação

Já sobre a alimentação, ela ressalta que a melhor alimentação para os cães é a ração e petisco de cães. Sobre verdura e frutas, recomenda sempre falar com o veterinário. 

Roupinhas

Com relação as roupas de frios, essas podem ser usadas nos pets. Somente cuidar com cães que tem alergia. Neste caso, cuidar o tipo de roupinha. O mais indicado é 100% algodão. 

Como viram, é importante os cuidados com gato e cachorro no inverno.

Por fim, leia aindaCarla Ruas, Fundadora da PetCoaching, fala dos ‘cases de sucesso’ – Entrevista Parte II

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies