Looks like you have blocked notifications!

PL que permite empresas a comprarem vacinas gera divergências no Congresso

Opiniões se contrapõem sobre o projeto aprovado na Câmara dos Deputados

-- Continuar depois da publicidade --

Na noite desta última terça-feira (06/04), a maioria dos Deputados Federais votaram a favor do Projeto de Lei que permite empresas privadas a comprarem vacinas imunizantes ao vírus da Covid-19. O PL 948/2021 teve o texto-base aprovado pela Câmara e seguirá com a votação dos destaques nesta quarta-feira (07/05), mas causa polêmica com apoiadores e críticos.

Apesar da votação ter expressado a vontade da maioria dos deputados aptos a votarem no Plenário, o projeto passa longe de ser uma unanimidade entre os próprios parlamentares.

-- Continuar depois da publicidade --

Tão logo a aprovação foi confirmada, apoiadores da ideia de liberar empresas privadas a adquirirem vacinas e críticos do projeto passaram a publicar seus pontos de vistas nas redes sociais.

Aprovação de PL que permite empresas a comprarem vacinas gera polêmica
Aprovação de PL que permite empresas a comprarem vacinas gera polêmica (Foto: Agência Senado)

Marcel van Hattem apoia PL que permite empresas a comprarem vacinas

Um dos deputados federais mais atuantes pelo partido Novo-RS, Marcel van Hattem utilizou suas redes sociais para defender a aprovação do projeto e garantir que será benéfico para toda a população.

“Sobre o PL 948/2021, que aprovamos na Câmara, para não cair em fake news é importante ler o projeto na íntegra. Vacina privada é MAIS vacina no Brasil, tanto para a iniciativa privada vacinar, como para destinar ao SUS”.

Segundo ele, existem dispositivos que farão com que empresas não furem fila da vacinação.

“Como está claro, o projeto estabelece que OU as empresas compram pra doar tudo ao SUS OU doam metade e aplicam a outra metade nos seus colaboradores. (…) A lei aprovada ainda estabelece pesada multa de dez vezes o valor pago em vacinas para quem descumpri-la e que a vacinação deve ser feita em locais seguros e adequados”.

-- Continuar depois da publicidade --

Alessandro Molon tem visão contrária e vê injustiça no projeto

Por outro lado, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) é um dos opositores mais atuantes na casa parlamentar. Ele é contrário ao projeto, pois acredita que será injusto para o plano de vacinação inclusiva.

“INJUSTIÇA. A Câmara aprovou o PL 948/2021, que libera a compra de vacinas pelo setor privado: as empresas vão concorrer com o poder público pela aquisição de doses, em prejuízo de uma vacinação justa e inclusiva. Lutaremos para derrubar esse absurdo: lugar de vacina é no SUS!”.

Ele reafirma seu ponto ao escrever que nenhuma das grandes economias do mundo permitiram compra de vacinas por empresas privadas.

“As maiores economias do mundo não permitiram a compra de vacinas pelo setor privado, porque isso cria uma divisão na sociedade. Será que mais uma vez o Brasil vai deixar os mais pobres para trás? O PL 948/2021 é um grave erro!”.

Bolsa Família bloqueado no aplicativo entenda o que mensagem significa

Diversos usuários utilizam o meio digital para ter acesso às informações sobre os benefícios que recebem. Desse modo, se você recebeu a mensagem do Bolsa Família bloqueado no aplicativo, saiba como proceder.

 

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...