Looks like you have blocked notifications!

USP lança 9º episódio do podcast “Fake News Não Pod”, sobre HIV e Aids

Mídia em áudio faz parte da produção do Jornal da USP

-- Continuar depois da publicidade --

A Universidade de São Paulo, USP, lançou hoje (08/04) um novo capítulo do seu podcastFake News não Pod“. A produção, que se volta às consequências e desinformações das falsas notícias, foca no vírus HIV e na Aids, que também são alvos desse tipo de informação mentirosa.

Esse é o 9º capítulo da produção, que foca no conteúdo em áudio para divulgar informações. Com isso, procura focar em notícias reais e com comprovação, lutando contra a disseminação das fake news.

-- Continuar depois da publicidade --

Quanto à escolha do tema, tem-se que muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao HIV e a Aids. Igualmente, não sabem diferenciá-las ou desconhecem os modos de transmissão. Com isso, formam um terreno bastante amplo par a disseminação das notícias falsas.

USP
Entrou no ar, hoje (08/04), o nono capítulo do podcast do Jornal da Universidade de São Paulo. Foto: USP

USP disponibiliza novo capítulo de podcast que combate a disseminação de Fake News

Quem fica à frente do podcast da Universidade de São Paulo é a acadêmica Laura Colete Cunha, estudante de Ciências Farmacêuticas. Assim, ela se responsabiliza pela divulgação de notícias e informações e ao combate de dados falsos.

As fake news entraram em debate há alguns anos. Elas se originam em diversos meios e, hoje, são massivas nas redes sociais, como o WhatsApp. Por isso, são necessários esforços para combatê-las e é exatamente isso que esse podcast universitário faz.

O capítulo do podcast da USP que teve lançamento na data de hoje (08/04) se refere ao HIV e a Aids. Além de explicar a diferença entre os dois, a universitária também esclarece os modos de transmissão e desmente notícias faltas sobre o tema.

-- Continuar depois da publicidade --

Segundo a pesquisadora, ainda são comuns ideias que tendem a estigmatizar quem é afetado por esse vírus. Por exemplo, a crença de que a transmissão ocorra pelo beijo ou compartilhamento de objetos. Dessa maneira, essas e outras informações fazem parte do conteúdo de áudio.

Para conferir o conteúdo basta entrar no site do Jornal da USP. Aliás, lá também estão disponíveis todos os demais capítulos do podcast. Dentre eles estão, assim, discussões sobre o que é fake news e como reconhecê-las. Igualmente, debates sobre vacinas, uso de máscara, imunidade e internet 5G, dentre outros.

Fato ou fake: Hacker invade sistema do SPC e Serasa e deleta nomes de endividados?

O boato que circulou na Internet no começo desse ano, voltou à tona: que um hacker invade SPC e Serasa e apagou todas dívidas que constam no banco de dados das entidades citadas. Esse suposto invasor teria deletado todos os CPFs cadastrados nos referidos órgãos de proteção ao crédito.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...