Calendário do INSS 2021 já saiu; veja datas de pagamento para todo o ano

A divulgação das datas de pagamento dos benefícios ocorre anualmente

Os aposentados e pensionistas previdenciários já possuem à disposição o calendário do INSS 2021. Com isso, é possível se organizar para receber os valores, uma vez que há previsão de datas para o ano todo. Confira quais são elas hoje (27/12).

Aliás, cabe ressaltar que o calendário tem validade para quem já é um beneficiário do INSS. Aplica-se, ainda, para os casos de quem venha a se tornar um em 2021.

-- Continuar depois da publicidade --

Também veja: Entenda O Que É Senha Do Cidadão E Veja Como Validá-La Para Receber Benefícios

Calendário do INSS 2021 confirma datas para pagamentos no próximo ano

A divulgação das datas de pagamento dos benefícios ocorre anualmente. Assim, geralmente no início do mês de dezembro de cada ano ocorre o lançamento do calendário para o próximo ano-exercício.

Por exemplo, em dezembro de 2019 houve a determinação das datas de pagamentos para 2020. Em relação a 2021, então, isso ocorreu no início deste mês de dezembro.

Todos os pagamentos se dão de acordo com a tabela. Dessa maneira, sua aplicação abrange tanto pensionistas quanto aposentados e beneficiários de outros tipos de pagamentos. Dentre eles estão o auxílio-acidentário e reclusão.

Para isso, ela divide os beneficiários com base em dois critérios: o primeiro considera o valor do benefício e, o segundo, o número do cartão da Previdência Social.

Quanto ao primeiro quesito, de valor, a tabela separa os benefícios equivalentes a até um salário mínimo (R$ 1.045) dos maiores e cria um calendário para cada grupo.

Em outras palavras, o calendário do INSS 2021 corresponde, em verdade, a duas tabelas e dentro de cada uma delas já a divisão de acordo com o número do cartão do cidadão. Confira as datas, portanto:

calendário INSS 2021
Benefícios têm previsão para o ano todo. (Imagem: Governo Federal)

-- Continuar depois da publicidade --

Calendário acompanha novidade sobre o décimo terceiro do INSS

Embora o calendário do INSS 2021 nada diga sobre o pagamento do décimo terceiro salário, nesse ano ele acompanha uma novidade.

Relaciona-se com a publicação do Decreto 10410/2020 da presidência da República. Ele garantiu que a partir de 2021 haja o adiantamento do abono extra dos pensionistas e aposentados de maneira automática.

Assim, o pagamento não será ao final do ano, mas divide-se em duas parcelas. A disponibilização da primeira será em agosto, enquanto da segunda será em novembro.

A diferença é que até então, o adiantamento dependia da publicação de uma portaria específica para cada ano. Ou seja, mesmo sendo comum sua ocorrência, ele deveria ser confirmado e formalizado anualmente. O Decreto dispensa, com isso, tal necessidade.

O calendário do INSS 2021 prevê o pagamento do 14º dos aposentados?

Por fim, em 2020 havia grande expectativa quanto ao pagamento do décimo quarto salário aos aposentados e pensionistas do INSS. Dois projetos de lei pretendiam a criação da parcela extra.

Porém, a votação desses projetos não ocorreu há tempo. Isso, pois, o Congresso Nacional já se encontra em recesso.

Embora algumas pessoas esperem a criação do abono para o próximo ano, ainda não se sabe se os projetos terão continuidade. Além disso, suas criações se deram em razão da pandemia, o que pode impedi-las para o calendário do INSS 2021.

Confira agora: Veja Como É O Funcionamento Do INSS Durante As Festas De Final De Ano

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...