Como abrir MEI pela internet? Veja o passo a passo

Abrir MEI pela internet é possível e basta seguir alguns passos para a abertura

Top Stories Contra filé na airfryer: churrasco diferenciado fácil e rápido, pois em 15 minutos fica pronto

-- Continuar depois da publicidade --

É possível abrir MEI pela internet, porém, é importante seguir alguns passos para que não ocorra erros. Então hoje, 14 de junho de 2021, será possível ver mais detalhes.

A modalidade de Microempreendedor individual (MEI) pode ser uma oportunidade para o brasileiro que está empreendendo. Pois é um modelo simplificado e uma maneira de formalizar o negócio.

-- Continuar depois da publicidade --

A sua abertura é muito simples e , como falado, pode ser feita pela internet, facilitando ainda mais a vida do microempreendedor.

Veja também: É possível abrir MEI de graça? Saiba tudo

Entenda um pouco mais sobre o MEI

Antes de aprender a abrir MEI pela internet, é importante entender um pouco mais sobre o seu conceito. Então, de uma forma simplificada, o MEI, ou Microempreendedor Individual é uma forma simplificada de empresa para os trabalhadores autônomos.

Ele entra no regime de tributação simples e também apresenta uma carga tributária reduzida.Além disso, o seu sistema de recolhimento é único, então os valores pagos mensalmente dependerão da atividade da empresa e não ultrapassam R$60,00 mensais.

Para abrir um MEI é preciso se enquadrar nos seguintes critérios:

  • Faturamento máximo de R$81 mil por ano;
  • Não pode ter sociedade, administrador ou titular de outro empreendimento;
  • Ter no máximo 1 funcionário contratado;
  • Exercer algumas das 400 atividades permitidas pelo MEI.

Vale lembrar que quem trabalha CLT também pode abrir a microempresa paralelamente ao trabalho atual. Porém, caso aconteça uma demissão sem justa causa, o trabalhador não terá direito ao seguro-desemprego.

-- Continuar depois da publicidade --

Saiba também: Cartão de crédito para MEI é possível; saiba tudo a respeito

Passo a passo para abrir MEI pela internet

Como abrir MEI pela internet
Como abrir MEI pela internet. | Foto: Jan Vašek por Pixabay

O primeiro passo para abrir MEI pela internet é entender se a atividades e os demais requisitos estão dentro das exigências. Então, se a resposta for sim, basta seguir os passos seguintes:

  • Realização de um cadastro prévio na plataforma digital do governo federal;
  • Feito isso, o cidadão terá acesso ao Portal do Empreendedor;
  • Deve-se clicar então em “Formalize-se”;
  • O sistema irá solicitar alguns dados para continuar o cadastro, sendo eles: número do recibo da declaração de Imposto de Renda, título de Eleitor, atividade exercida, endereço e nome fantasia.

No final do processo, o cidadão receberá o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). Agora o microempresário já pode realizar as suas atividades e então emitir nota fiscal. Sem esquecer também que a abertura pode ser feita de forma gratuita.

Como é feito o pagamento dos tributos?

Agora que está claro como abrir MEI pela internet, o cidadão também precisa ficar atento ao pagamento dos tributos. Mas o processo de pagamento é muito simples e ele será feito por meio do Documento de Arrecadação Simplificada – DAS. O documento de pagamento é emitido no portal do Simples Nacional.

O pagamento pode ser feito pelo internet banking do Banco do Brasil, ou então, por débito automático nos bancos que são credenciados pela Receita Federal. Diante disso, é preciso ficar atento para não atrasar os pagamentos e ter problemas para exercer as atividades.

Pode ser interessante então: Benefícios do MEI: chance de ter carro 0km com 30% de desconto; veja

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...