Looks like you have blocked notifications!

Como saber se vou receber auxílio emergencial em 2021? Entenda aqui

Confira as regras que devem ser adotadas novamente neste ano

-- Continuar depois da publicidade --

Março é o mês esperado para o retorno do pagamento do benefício destinado às famílias de baixa renda durante a pandemia. Porém, a dúvida continua no ar para quem espera ter novamente acesso ao dinheiro: como saber se vou receber auxílio emergencial em 2021? Explicaremos hoje (28/02) como descobrir.

O auxílio emergencial foi instituído oficialmente no mês de abril de 2020, na época através da Lei 13.982/20, permanecendo vigente até o final de dezembro do ano passado – mesmo quem com um outro nome e com valor reduzido nas últimas parcelas.

-- Continuar depois da publicidade --

Público-alvo do auxílio emergencial

Ao longo do ano passado, o benefício tinha como público-alvo apenas trabalhadores informais, desempregados, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs). Contudo, desde que estes cidadãos cumprissem com os requisitos de renda impostos pela lei que definiu o programa emergencial.

Como saber se vou receber auxílio emergencial em 2021? Entenda aqui
Como saber se vou receber auxílio emergencial em 2021? Entenda aqui (Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Para o ano de 2021, a expectativa é de que o auxílio seja retomado a partir de mês, conforme afirmação do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e levando em consideração as mesmas regras que foram usadas em 2020.

Isso porque, a DataPrev realizou mais de 100 milhões de análises de cadastros durante o ano de 2020 e aprovou mais de 67 milhões de brasileiros para o benefício provisório de auxílio de renda. Sendo assim, os mesmos dados devem ser novamente analisados para definir quem terá direito na nova etapa de pagamentos.

Então, como saber se vou receber auxílio emergencial em 2021?

-- Continuar depois da publicidade --

A DataPrev é a empresa pública de tecnologia e informações da Previdência, ligada ao Ministério da Economia, e que ficou responsável pela análise dos cidadãos que pedem auxílio emergencial.

Por já possuir uma enorme base de cidadãos aprovados para o auxílio, o esperado é que o Ministério da Cidadania utilize os dados coletados em 2020 e busque atualizá-los em 2021.

Isto é, quem recebeu o auxílio emergencial em 2020 estará apto a receber neste ano se continuar cumprindo os requisitos.

Para saber se vai receber o auxílio em 2021, basta conferir se cumpre as seguintes regras:

  • Ter mais de 18 anos ou ser mãe menor de idade que atenda aos requisitos seguintes;
  • Não possuir emprego formal;
  • Ter renda mensal familiar (total entre todos os moradores da casa) de até três salários mínimos ou renda mensal familiar por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Não estar recebendo seguro-desemprego ou outro benefício assistencial, exceto Bolsa Família;
  • Ter declarado acima do teto de R$ 28.559.70 no Imposto de Renda do ano passado.

Auxílio emergencial deve retornar em março, diz Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o auxílio emergencial deve retornar ainda em março. A afirmação ocorreu em um evento do governo, realizado na cidade de Alcântara, no Maranhão. Assim, veja expectativas das novas parcelas hoje!

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...