Nome limpo no Serasa e sujo no SPC pode acontecer? Confira

Nome limpo no Serasa e sujo no SPC pode sim acontecer. Com efeito, um consumidor pode estar com o CPF regularizado perante um birô de crédito, porém negativado em outro. Afinal, tratam-se de dois órgãos de proteção ao crédito diferentes, que possuem alguns pontos de partida bem distintos. Saiba mais hoje (30/05) aqui no Folha Go

Certamente que ambos os birôs de crédito efetuam uma troca de informações entre si, o que aumenta a probabilidade de que uma pessoa com nome sujo em um órgão, acabe ficando negativado no outro também. Confira maiores detalhes a seguir.

-- Continuar depois da publicidade --

Nome limpo no Serasa e sujo no SPC: entenda por que isso acontece

Par entender por que é possível estar com um nome limpo no Serasa e sujo no SPC, é preciso entender como tais entidades funcionam. O SPC é uma entidade protetora de crédito que está vinculada à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ou seja, ele é gerenciado por associações comerciais.

Por outro lado, o Serasa foi criado pela Federação Brasileira das Associações de Bancos e Associação de Bancos do Estado de São Paulo. Em outras palavras, a maior parte do volume do seu banco de dados é composta por informações oriundas da rede bancária do país.

nome limpo no serasa e sujo no spc diferenças
Nome limpo no Serasa e sujo no SPC pode acontecer? Confira. Fonte da imagem: Abradeco/Reprodução

Assim sendo, pode ocorrer de haverem informações em uma determinada base de dados e esses mesmos dados não constarem na outra. Com isso, explica-se um dos motivos da eventual divergência, de haver uma negativação em um órgãos, e o mesmo nome aparecer limpo em outro.

-- Continuar depois da publicidade --

Outro motivo que elucidaria essa discrepância de informações estaria na data em que uma certa dívida vencida, foi inscrita no banco de dados dos birôs de crédito. Dito de outra forma, existe a possibilidade de uma dívida ser inscrita no Serasa em determinado dia, mas só ser inscrita no SPC em outra ocasião.

Nesse caso, essa discrepância acaba sendo corrigida por intermédio de uma ação judicial, uma vez que é impossível uma mesma dívida ter datas de vencimento distintas.  Dessa maneira, é imprescindível que a data de inscrição de uma dívida seja a mesma de quando ela venceu e não foi paga.

A dívida foi quitada, porém o nome permanece negativado em um dos birôs. O que fazer?

Ainda que eventualmente haja a possibilidade de um nome limpo no Serasa e sujo no SPC, se uma dívida pendente for devidamente quitada, ela não poderá constar em absolutamente nenhum outro cadastro negativo de outros birôs.

Portanto caso uma dívida antes negativada em um desses birôs, seja paga pelo devedor, mas volte a constar como negativada depois, no outro órgão de proteção ao crédito, a empresa credora deve ser notificada para fazer a retirada com urgência.

Mas se a empresa insistir na negativação, pode-se abrir uma reclamação no site www.consumidor.gov.br.

Caso mesmo assim a situação não se resolver, recomenda-se então recorrer à Justiça para requerer uma indenização.

 

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...