Entenda o que é CTPS e como emitir a nova carteira de trabalho digital

Com a nova carteira vem com a promessa de mais agilidade no atendimento

O trabalho com condições dignas de subsistência é um direito de todo cidadão. Através dele cada pessoa pode manter e seguir a sua vida com dignidade. Um dos documentos que registram esse direito do indivíduo é a CTPS. Mas o que é CTPS? O que ela tem de tão especial assim? Entenda tudo hoje 02/12.

O que é CTPS e como emitir a carteira de trabalho digital? (imagem: divulgação/G1)
O que é CTPS e como emitir a carteira de trabalho digital? (imagem: divulgação/G1)

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O que é CTPS?

CTPS é a sigla para Carteira de Trabalho e Previdência Social. Trata-se de um documento obrigatório para quem é contratado para prestar serviços como empregado, seja na indústria, no comércio e até de natureza doméstica.

É neste documento que é registrado todo o histórico profissional do brasileiro. Também é nele que constam informações importantes sobre o contrato de trabalho junto à empresa, como:

  • Datas de contratação e demissão;
  • Funções exercidas;
  • Dados da empresa contratante;
  • Salários que recebia à época da contratação, assim como os reajustes;
  • Experiências profissionais.

O que é a carteira de trabalho digital?

Visando auxiliar os trabalhadores, empresas e diminuir a burocracia nas relações de trabalho, o governo federal lançou a Carteira de Trabalho Digital.

Hoje, para ter acesso ao documento, basta baixar o aplicativo direto no seu celular ou acessar via site do Ministério da Economia.

Segundo o Governo Federal, a CTPS digital surgiu com o objetivo de substituir o documento em papel, aumentando a agilidade na solicitação do documento, reduzindo o tempo médio de espera no atendimento e integrando as bases de dados do Ministério da Economia.

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Como solicitar a CTPS digital?

Para emitir a CTPS digital é bem simples. Para isso, você vai precisar ter em mãos o seu CPF.

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Em seguida, você deve criar uma conta no sistema Gov.br ou acessar com o seu cadastro existente.

Você terá uma senha que lhe dará direito a acesso aos principais sistemas dos governo federal.

Com a senha em mãos, basta baixar o app “Carteira de Trabalho Digital” em sua loja de aplicativos no Android ou IOS ou solicitar através do site servicos.mte.gov.br.

Clique em “entrar” ou “já tenho cadastro” e preencha as informações exigidas.

No fim de todo o procedimento, você sai com o seu número da carteira de trabalho digital em mãos.

Ainda é possível obter a CTPS em papel?

O trabalhador que tenha alguma dificuldade com dispositivos eletrônicos pode ter algum problema em emitir a sua CTPS digital.

Apesar disso, a regra é que não há mais como emitir a CTPS em papel.

Apenas quem trabalha em organismos internacionais ou trabalhadores contratados por órgãos públicos, devem utilizar a carteira de trabalho em papel.

Nesses casos, é possível agendar um atendimento para a emissão do documento por meio do e-mail, conforme o estado que o trabalhador reside.

O endereço de e-mail segue esse padrão: trabalho.uf@mte.gov.br.

A sigla uf deve ser substituída pela sigla do estado. Por exemplo, para trabalhadores de Minas Gerais que atendam as condições acima, é preciso enviar um e-mail para trabalho.mg@mte.gov.br.

O trabalhador que não atenda esses requisitos, não consegue mais agendar o serviço. Para mais informações, o cidadão pode ligar para o número 158.

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