Por que o INSS demora para liberar empréstimo consignado? Entenda

Prazo pode chegar a 20 dias em casos ligados ao recurso consignado

O empréstimo consignado é uma das formas de conseguir crédito no mercado mais desejadas por brasileiros. Porém, também é um tipo de linha de crédito restrita a um público específico que possui direito a contratá-lo; como por exemplo, aposentados e pensionistas. Em alguns casos, por que o INSS demora para liberar? Veja aqui hoje (06/05).

Aposentados e pensionistas do INSS formam o grupo de beneficiários, que mais utilizam a linha de empréstimo consignado para conseguir crédito no mercado.

-- Continuar depois da publicidade --

Por se tratar de um empréstimo como qualquer outro, tendo diferença apenas nas taxas mais baixas, o consignado é tratado como um recurso importante para quem busca sua contratação. Ou seja, geralmente é contratado por quem tem necessidade deste crédito naquele mesmo momento.

Por que o INSS demora para liberar empréstimo consignado? Entenda
Por que o INSS demora para liberar empréstimo consignado? Entenda (Foto: Freepik.com)

Por que o INSS demora para liberar empréstimo consignado?

A aprovação do crédito consignado por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o primeiro passo para conseguir o tão desejado dinheiro emprestado.

São muitas as empresas que liberam empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS. Isso, com taxas bem inferiores à de linhas de crédito comuns oferecidas no mercado.

A aprovação só é feita, caso a empresa contratada tenha liberação para operacionalizar esta linha de crédito.

Após o pedido de empréstimo ser aprovado, a liberação do dinheiro para sua conta é o passo mais aguardado por quem está contratando.

-- Continuar depois da publicidade --

O dinheiro é liberado em média de 3 a 5 dias úteis, através da Previdência Social.

Este prazo é considerado mais rápido do que de empréstimos comuns, mas pode ser demorado caso a DataPrev encontre possíveis problemas na etapa de liberação; como por exemplo, margem consignável insuficiente.

Caso esteja tudo em ordem, o INSS dará sinal verde para que a instituição financeira conceda o empréstimo ao aposentado ou pensionista em questão.

Liberação em outros casos é mais demorada

Nos casos em que o aposentado ou pensionista entra com pedido de refinanciamento do empréstimo consignado inicialmente adquirido, o prazo para a liberação do novo contrato é de 15 a 20 dias úteis.

Este é o mesmo prazo estipulado nos casos de portabilidade de crédito, quando um consumidor quer levar o contrato para outra instituição.

Conheça 5 aplicativos para pagar boleto com cartão de crédito

As contas digitais cada vez mais tomam conta da preferência dos consumidores brasileiros, por oferecem serviços diferenciados, em relação aos bancos tradicionais, e praticidade para realizar alguns serviços específicos. Por exemplo, existem aplicativos que podem ser usados para pagar boleto com cartão de crédito.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...