Quais são os documentos para tirar a identidade?

Conheça os documentos básicos para adquirir a carteira de identidade

A carteira de identidade ou RG é um dos documentos mais importantes para que o cidadão seja identificado. Mas para que esse documento de identificação seja emitido, é preciso reunir outros papéis importantes com informações básicas do cidadão. Então, hoje, 02 de agosto de 2021, todos os documentos para tirar a identidade serão apresentados.

É sempre importante lembrar que após a emissão da primeira via do documento, ele terá uma validade de dez anos. Então, após o prazo, é preciso fazer a renovação para que ele continue a ser utilizado. É valido ressaltar que andar com o documento vencido pode fazer com que o cidadão seja impedido de fazer outros documentos e também de realizar algumas atividades, como é o caso do concurso público.

-- Continuar depois da publicidade --

Veja mais: Empresa permite financiar carteira de habilitação de motorista em até 18 vezes; confira

Obter a carteira de identidade tem algum custo?

De acordo com a  Lei n° 12.687/12 o cidadão não terá nenhum custo ao entregar os documentos para tirar a identidade. Entretanto, a isenção de taxas é válido somente para a primeira via.

Mas essa afirmação pode mudar de acordo com o estado em a que o RG está sendo emitido, pois em alguns lugares é possível obter a segunda via de forma gratuita, caso seja apresentado documentos que comprovem a baixa renda, ou então o boletim de ocorrência indicando o furto.

Cada indivíduo pode ter um documento de identidade em cada Unidade de Federação ou estado. Porém, não é recomendado pois pode causar muita confusão na hora de guardar ou apresentar o documento. O ideal é ter o documento emitido em apenas um estado brasileiros.

Fique sabendo: Como fazer Cartão Cidadão pelo celular? Confira as etapas

-- Continuar depois da publicidade --

Quais são os documentos necessários para tirar a identidade?

Quais são os documentos para tirar a identidade?
Quais são os documentos para tirar a identidade? | Foto: Free-Photos por Pixabay

Obviamente, os documentos necessários para tirar a identidade são aqueles que apresentam todas as informações sobre o cidadão, para que então elas possam ser comprovadas. Abaixo está a lista completa dos documentos que são exigidos:

  • Certidão de nascimento ou então a de Casamento Civil;
  • Foto 3×4. Mas é preciso verificar a exigência do local em que a identidade está sendo emitida, pois ainda existem lugares que exigem a foto impressa;
  • Caso o cidadão seja menor de 16 anos, pode ser exigida a presença dos pais. Porém, isso também mudará em cada estado.

Então, com todos os documentos em mãos, deve-se então ir até ao órgão responsável de cada estado para entrar com o pedido. Geralmente, o pedido pode ser feito na Secretaria de Segurança Pública, da Justiça e Cidadania e até na Secretaria de Justiça e Trabalho. Porém, é preciso se manter informado sobre os locais que estão oferecendo este serviço na região.

No estado de São Paulo, por exemplo, o Poupatempo pode agilizar bastante o processo. Dessa forma, a informação será a principal aliada em todo o processo de emissão.

Pode ser interessante: Conheça os documentos exigidos pelo Bolsa Família e onde se inscrever

Curiosidade: Descubra COMO GANHAR DINHEIRO PELA INTERNET como Freelancer

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...