Anúncio

Veja como consultar pedido de aposentadoria sem sair de casa

Procedimento é simples e pode ser feito por qualquer pessoa

O momento certo de pedir a aposentadoria chegou, após anos de trabalho duro você vê a possibilidade de ter um valor no final do mês para pagar suas contas e, assim, manter suas despesas. Acontece que a ansiedade para ver se o benefício foi aprovado é tamanha, que você quer saber como consultar pedido de aposentadoria daí mesmo de sua casa. E acredite, é possível. Para ajudar com isso, vamos explicar tudo hoje (08/12) para acompanhar o pedido de aposentadoria.

Como consultar pedido de aposentadoria? Veja os passos (imagem: divulgação/G1)
Como consultar pedido de aposentadoria? Veja os passos (imagem: divulgação/G1)

Veja também: Aposentados buscam respostas sobre o 14º salário e congelamentos.

Conhecendo o sistema Meu INSS

Sabe quando você pensa que precisa ir até uma agência do INSS ou para qualquer outro órgão público para resolver uma burocracia e já imagina a quantidade de tempo que vai perder lá?

Pois é, para evitar filas imensas e ajudar o cidadão a resolver serviços simples como consultas e solicitações, que o INSS criou um sistema chamado “Meu INSS”.

O objetivo foi dar celeridade e mais eficiência aos serviços prestados pelo instituto. Nele você pode pedir e consultar benefícios, simular aposentadoria e muito mais.

Entretanto, antes de acessar as informações contidas nessa “agência virtual”, o usuário precisa informar alguns dados para a realização de um cadastro.

Mas isso é bem simples, veja só.

Acesse o endereço eletrônico meu.inss.gov.br ou então busque por “meu inss” no Google. Ou caso prefira, baixe o app na loja de aplicativos do seu celular.

Agora que você está com o aplicativo ou com o site do “Meu INSS” aberto, clique em “cadastrar senha”. Você será direcionado a uma página para inserir o seu CPF. Coloque seus dados e siga os passos para a criação da autenticação.

Em seguida, algumas perguntas sobre seus antigos trabalhos serão feitas para confirmar o cadastro. Responda todas e, por fim, anote sua senha para acessos futuros.

Veja também: Congelamento de aposentadorias é opção para os R$ 300 do renda cidadã.

Como consultar o pedido de aposentadoria?

Como vimos, o sistema “Meu INSS” é bem útil para acessar os diversos benefícios da previdência social, incluindo o andamento da sua aposentadoria.

Agora que você já tem uma senha criada, pode acessar o aplicativo do celular, informar os dados e entrar no sistema. Clique em “Agendamentos/Solicitações” e em seguida clique na lupa para ter acesso aos detalhes da sua solicitação.

Pedido de aposentadoria também pode ser consultado pelo 135

Além do acesso através do aplicativo, o cidadão que busca consultar o pedido de aposentadoria também pode fazê-lo sem a necessidade de login, por meio do acesso ao site “Meu INSS”.

Para isso, basta entrar o endereço eletrônico meu.inss.gov.br descer a página e clicar em “Agendamentos/Solicitações”. Em seguida o contribuinte deve informar o nome completo, a data de nascimento e CPF e selecionar a caixinha ao lado de “Eu não sou um robô”. Clique em “continuar sem login”.

Para ter acesso aos detalhes da sua requisição, você deve clicar na lupa que aparece no canto superior direito da tela.

Para quem não domina ainda as ferramentas tecnológicas, pode consultar o andamento do pedido também por meio do telefone 135. Para isso, basta ligar para o número informado, digitar o CPF e depois as opções 4 e 1.

Em seguida o cidadão deve informar o número do protocolo e pronto, terá acesso a todas as informações.

Sempre que necessário, o cidadão pode acompanhar o andamento do seu benefício em qualquer das formas listadas acima.

Comments
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies