Pastor Alemão: conheça o cão que pastoreava os rebanhos na Alemanha

Raça foi desenvolvida no país europeu para pastorear rebanhos de ovelhas

Anúncio


O Pastor Alemão é visto no mundo inteiro como um animal imponente, inteligente e que remete segurança ao lar. Bem como, é comum associar a presença do cão ao serviço militar ou resgate. Mas, curiosamente, a raça foi desenvolvida na Alemanha para pastorear rebanhos de ovelhas. Hoje, 28/11, o Folha Go traz outras curiosidades desses pets.

Continua depois da publicidade

Leia ainda: Veja algumas expressões populares com nomes de animais

Pastor Alemão: conheça o cão que pastoreava os rebanhos na Alemanha
O Pastor Alemão é uma das raças mais inteligentes (Crédito  Dog Hero)

Além da história do rebanho, o Pastor Alemão tem outras curiosidades que você verá na matéria. Leia até o fim para saber a média de preço, o comportamento e até a participação em duas Guerras Mundiais.

Continua depois da publicidade

Pastor Alemão e sua inteligência acima da média

O cão pastor tem sua origem estabelecida no século XIX. Segundo historiadores, um oficial da cavalaria alemã buscava desenvolver uma raça de aparência nobre e capaz de trabalhar nos campos. Assim, o Pastor Alemão se espalhou pela Alemanha rapidamente.

Continua depois da publicidade

Mais que isso, ele ganhou muitos fãs por conta de sua inteligência e ótimo comportamento. Segundo o livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, a raça ocupa o terceiro lugar entre os cães mais inteligentes. Poodle, em 2º lugar e Border Collie, em 1º, completam o pódio.

Essa inteligência é medida, por exemplo, pela facilidade que a raça tem com os treinamentos e adestramento. O Pastor Alemão aprende comandos com apenas 5 repetições.

História de guerra

O Pastor Alemão esteve presente nas duas Guerras Mundiais. Em ambas, obviamente, a Alemanha investiu na participação. Na Primeira Guerra, eles ajudaram nas missões com a entrega de mensagens, busca de feridos e alertas de invasão. A Segunda contou com ainda mais pastores e ampliação da checagem do espaço defensivo das tropas.

O pastor alemão ainda foi a primeira raça a ser usada como cão-guia. Curiosamente, os primeiros cães formados para essa função ajudaram os veteranos da Primeira Guerra Mundial.

Leia ainda: História emocionante de cão Golden que arrastou corpo de amigo atropelado

Pastor Alemão: conheça o cão que pastoreava os rebanhos na Alemanha
Pastor Alemão teve participação em duas Guerras Mundiais (Crédito Info Escola)

Preço e temperamento equilibrado do Pastor Alemão

Um filhote de Pastor Alemão no Brasil custa, em média, R$ 1000. Por outro lado, as fêmeas são um pouco mais caras que os machos, justamente pela capacidade de reprodução.

Ademais, a raça é uma das mais confiáveis entre os cães. Eles são brincalhões, gostam da natureza, família e ainda são obedientes. Enfim, é uma grande companhia para qualquer pessoa.

O Pastor Alemão necessita gastar energia diariamente para permanecer saudável. Portanto, pense nisso na hora de ter um. Você precisa de espaço para ele correr, brincar e ficar feliz. Assim, você evita o tédio do seu pet.

Além disso, o pet deve consumir rações de qualidade elevada para evitar fraqueza e doenças. Quando filhotes, eles comem três vezes ao dia. Na fase adulta, é preciso alimentar o cão duas vezes por dia.

Por fim, o Pastor Alemão legítimo tem pelagem de cor preta no dorso e manchas douradas no restante do corpo. Desse modo, é possível identificar os cães da raça na hora de comprar um. Contudo, eles também podem ser predominantemente pretos.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar esse pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies