Como cortar cebola sem chorar? Confira 5 truques infalíveis

Descubra 5 dicas incríveis!

Como cortar cebola sem chorar: Aprenda 5 truques - Foto: Freepik
0

- Advertisement -

Hoje, 02/12, no blog Receitas Fáceis do Folha Go, você vai aprender como cortar cebola sem chorar na hora de preparar as suas receitas. Dessa forma, continue a leitura para descobrir por que nossos olhos se irritam e costumamos chorar quando estamos no processo de cortar esse alimento. Igualmente, veja como evitar que isso se repita.

Aprenda como cortar cebola sem chorar com 5 dicas

É comum que algumas vezes ao cortarmos cebolas nossos olhos comecem a arder e naturalmente as lagrimas comecem a descer dos olhos. Contudo, muitas pessoas nem imaginam que isso acontece graças a liberação de enzimas que reagem produzindo um gás volátil que forma um ácido ao entrar em contato com a água.

- Advertisement -

Assim, quando esse ácido entra em contato com os olhos o corpo produz mais lágrimas para limpar e amenizar o ardor dos olhos. Pensando nisso, separamos 5 dicas para que você não sinta esses incômodos na hora de preparar o seu alimento. Continue e aprenda como cortar cebola sem chorar.

Veja também: Para acertar nas receitas: descubra os tipos de cebola e seu uso doméstico

Utilize um ventilador

Parece bobagem posicionar um ventilador na cozinha, mas essa dica realmente é muito útil para evitar a ardência nos olhos. Contudo, para que realmente de tudo certo, posicione o ventilador na lateral de forma que o vento não jogue a enzima da cebola na direção dos seus olhos. Assim, com certeza você não vai ter nenhum problema ao cortar sua cebola para as receitas.

Como cortar cebola sem chorar: deixe-a no congelador antes de descascá-la

como cortar cebola sem chorar
Veja a seguir 5 dicas de como cortar cebola sem chorar (Fonte: Freepik)

Uma outra maneira de facilitar o processo de cortar cebolas é deixar a cebola por 15 minutos no freezer antes de cortar. Assim, os líquidos da cebola ficarão congelado e não irá liberar as enzimas que reagem com a água e causa ardência nos olhos. Desse modo, com certeza você não irá sofrer ao cortar a cebola, experimente essa técnica para ver os resultados.

Deixe uma vela próxima da tábua de cortar cebola

Atualmente muitas pessoas não sabem, mas o fogo é capaz de atrair as enzimas liberados pela cebola. Sendo assim, deixar uma vela com a chama acessa próximo da tábua no processo de corte da cebola é uma ótima opção para proteger os seus olhos.

Utilize uma faca afiada para cortar cebola sem chorar

Quando você utiliza uma faca cega você não consegue fazer um corte preciso e acaba “rasgando” as pétalas da cebola. Afinal, mais enzimas são liberadas, causando mais ardência aos olhos. Sendo assim, opte por facas sempre afiadas, ou amole sempre que for utilizar para cortar cebolas.

Proteja os olhos

Caso você já tenha tentado todas as dicas anteriores, mas tenha obtido bons resultados em nenhuma delas a melhor opção é manter os seus olhos protegidos. Dado que nem todo que funciona para uma pessoa também funciona para outra. Portanto, fique o mais distante possível da cebola no processo de corte ou utilize óculos de proteção para garantir que as enzimas não chegarão ao seus olhos.

Veja também: Anéis de cebola; o petisco perfeito para acompanhar aquela cervejinha

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais