Como cuidar corretamente das panelas de ferro para que dure mais tempo

Apesar de pesadas e aparentemente resistentes, se não forem bem cuidadas podm se perder facilmente.

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories Descubra como adestrar pet filhote com 3 dicas fáceis para fazer em casa

- Advertisement -

Bom, em nossa cozinha, sempre temos nossas grandes aliadas que são as panelas. Temos diversas, feitas com materiais diferentes e utilizadas de maneiras diferentes. De fato, todas são especiais e cada uma possui uma maneira única de ser cuidada. Dessa forma, nós do blog Receitas Fáceis viemos te ensinar hoje (17/09) a como cuidar corretamente das panelas de ferro.

Como cuidar corretamente das panelas de ferro

Pois bem, essas panelas ainda são muito utilizadas hoje em dia, por mais que ela seja forte e resistente, necessita de um cuidado especial. Essa panela ainda é tão boa pois ela não deforma com o calor e conseguem atingir temperaturas mais elevadas. No entanto, ainda não acabou, por sua condução de calor ser uniforme, ela cozinha os alimentos por igual.

- Advertisement -

Sendo assim, podemos ver que temos muitos motivos para ter uma dessas em nossa casa ainda nos dias atuais. Mas sem mais delongas, vamos lá conferir quais são os cuidados necessários que devemos ter com essa panela.

Como cuidar corretamente das panelas de ferro.
De fato as dicas de Como cuidar corretamente das panelas de ferro. são úteis. (Imagem Pixabay)

Curando sua panela nova

Então, a panela vem de fábrica com proteção, no entanto ela se vai logo na primeira lavagem e se não cuidar sua panela vai enferrujar. Para que isso não aconteça, precisamos fazer a cura dela, que é basicamente encher de gordura.

Para fazer essa cura é bem simples, basta pegar óleo comestível ou até mesmo banha e espalhar bem generosamente por toda a panela. Feito isso, vamos colocar a panela em forno a 180 graus por cerca de 1 horinha. Mas se sua panela tiver alguma parte de madeira ou outro detalhe e não possa ir ao forno, vamos fazer a cura no fogão mesmo.

Para isso vamos espalhar o óleo primeiramente na parte interna da panela, feito isso vamos levar a fogo baixo por 30 minutinhos. Passado esse tempo, deixe a panela esfriar naturalmente e passe óleo na parte de fora da panela. Para por no fogão vamos colocar de cabeça para baixo, para que o fogo não fique em contato com o óleo.

Pois bem, não precisa se assustar com a cor da panela, pois quando ela estiver bem curada vai ter uma cor preta bem marcante. Com isso, sua panela já está pronta para ser usada, no entanto ainda temos mais cuidados.

Outros formas de cuidar corretamente das panelas de ferro

O processo de cura pode ser bem longo e cansativo, porém os cuidados com a sua panela ainda não acabaram, vamos lá conferir em que outros pontos devemos nos atentar.

Na hora de lavar

Então, quando vamos lavar a panela, depois temos que deixar secar sobre uma fonte de calor. Isso inclui o sol, fogão a lenha ou até mesmo fogão normal. Fazer isso serve para eliminar a humidade e evitar que a sua panela enferruje.

E se enferrujar?

Bom, se teve algum descuido e surgir pontos de ferrugem na sua panela, elimine imediatamente. Para esse processo, você pode se auxiliar de uma palha de aço. Por fim, outra forma de eliminar se a panela teve ferrugem um vez, a forma de facilitar a sua remoção é deixar a área afeta ou mesmo toda a panela de molho em vinagre comum por 30 minutos.

Feito isso, depois utilize uma escova de aço para remover o grosso da ferrugem e, em seguida um palha de aço para finalizar. Feito isso, lave bem a panela e realize a cura tradicional novamente, assim você. Assim finalizamos as dicas de Como cuidar corretamente das panelas de ferro.

Então, leia mais: Como deixar panelas de alumínio brilhando como novas: confira dicas para obter o resultado desejado

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas!

O alumínio é o metal mais abundante da terra. Por essa razão, os utensílios feitos dele são mais comuns e com preços acessíveis. Tendo isso em vista, nada melhor do que saber como recuperar o brilho do alumínio.

Afinal de contas, devido ao uso constante, suas panelas podem adquirir um aspecto envelhecido e escuro, o que ninguém quer que aconteça.

- Advertisement -

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.
Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais