Rate this post
Rate this post

Fogão manchando a panela? Saiba agora mesmo o que pode ser e como resolver

Resolução simples e econômica

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories América-MG x Bahia: veja escalações, palpite e onde assistir o jogo do Brasileirão ao vivo

- Advertisement -

Rate this post

Depois de usar uma panela, geralmente de alumínio, você percebeu que o fundo e até mesmo as laterais ficaram escurecidos? Não se preocupe, é comum que isso aconteça e pode ter ocorrido por algumas causas específicas. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa segunda-feira (20/09) esse artigo que vai te explicar o que pode estar por trás do fogão manchando a panela.

Veja, ainda, como é possível resolver a situação de uma forma bem simples e eficaz. Com os ajustes necessários, você não terá panelas danificadas com a utilização do fogão a gás.

- Advertisement -

Fogão manchando a panela: causas mais comuns

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes e que se deve ter em casa. O seu uso está diretamente ligado à rotina e preparo das refeições.

No entanto, um problema chato e bastante comum relatado por quem utiliza fogão a gás é o fato das panelas ficar manchadas, em alguns casos com o fundo preto, como se estivesse queimado.

Mas você sabe qual a razão para que o seu fogão esteja manchando as panelas? Há dois principais motivos que estão correlacionados; veja quais são:

  • Queimadores desajustados;
  • Gás acabando.

Desse modo, se os queimadores não estiverem aquecendo a panela uniformemente; ou seja, por completo, a chama estará mais quente em alguns pontos apenas.

Assim, por estar mais quente em determinado lugar, há muita chance de que naquele local específico, a panela fique manchada e até queime.

Outra razão é quando o gás está chegando ao fim. Isso ocorre porque quando o gás está no finzinho, um gás chamado pentano é liberado e certamente vai manchar a panela.

Portanto, chama baixa e com uma cor diferente, pode indicar que o gás vai acabar muito em breve. Outro indicativo importante do fim do gás é um cheiro bem forte e desagradável do gás.

Leia também: Panela de alumínio na geladeira aumenta o consumo de energia? Veja dicas de como guardar os alimentos

O que fazer e como evitar

Fogão manchando a panela? Saiba agora mesmo o que pode ser e como resolver
Fogão manchando a panela? Saiba agora mesmo o que pode ser e como resolver – Imagem: Divulgação blibli.com

Prefira cozinhar sempre em fogo baixo, deixando a chama tocar apenas no fundo da panela, mas caso precise fazer uma receita que demande fogo alto, opte por prepará-la em panela de ferro, pois as de alumínio estão mais sujeitas às manchas.

Observe sempre a cor da chama, que deve ser azul. Quando notar chamas amareladas, faça a manutenção do fogão. Fazendo a regulagem do seu eletrodoméstico você previne as manchas nas panelas, bem como economiza o gás e evita prejuízos.

Para retirar manchas dessa espécie, é bastante simples. Você precisará fazer uma misturinha com bicarbonato de sódio, sal e vinagre branco.

Quando tiver uma solução com textura cremosa, aplique nas manchas, esfregue com uma palha de aço e depois finalize lavando a panela com detergente e água corrente.

Oura opção é utilizar um limpador de alumínio, mas a vantagem da misturinha caseira é que você estará usando um produto que não vai agredir as mãos.

Leia ainda: Dicas de limpeza e cuidados com queimadores do fogão; veja agora mesmo

Como ECONOMIZAR GÁS? Veja dicas infalíveis

Veja dicas incríveis, úteis e simples!

- Advertisement -

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.
Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais