Pão caseiro sovado na batedeira, dá certo? Veja agora mesmo

Confira agora mesmo como fazer

Pão caseiro sovado na batedeira, dá certo? Veja agora mesmo - Imagem: Canva Pro
0

- Advertisement -

Quem não ama aquele pãozinho quente para iniciar o dia com o pé direito, não é mesmo? Esse alimento tão famoso e querido entre os brasileiros realmente faz jus a todo seu sucesso. Tendo isso em vista, se você prefere fazer a sua própria versão, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go veio te explicar hoje, 05 de janeiro de 2022, se o pão caseiro sovado na batedeira dá certo.

Essa técnica de sovar nada mais é do que bater e misturar bem a massa do pão. No entanto, a forma mais comum é sovar com as próprias mãos, mas será que a ajuda da tecnologia não é bem vinda? Saiba mais agora mesmo.

É possível fazer pão caseiro sovado na batedeira?

- Advertisement -

Quando o assunto é pão caseiro, sovar a massa é um procedimento super importante. Isso porque essa técnica permite que a massa fique mais lisa e elástica, pois as cadeias do glúten se esticam.

Desse modo, essa etapa essencial para o preparo da receita faz com que o resultado final seja um pão com bom crescimento e um miolo mais aerado.

De forma geral, para sovar a massa do pão caseiro é necessário apenas usar as mãos e fazer movimentos bem específicos com a massa.

No entanto, o problema é que a maioria das técnicas são bem cansativas, pois o trabalho é literalmente manual.

Dessa forma, é possível fazer pão caseiro sovado na batedeira? A resposta é sim! Contudo é necessário ter atenção com alguns pontos de suma importância.

Leia também: Fermento caseiro para pão; como fazer? Confira agora mesmo todas as dicas e a receita

Como sovar a massa do pão caseiro na batedeira

Pão caseiro sovado na batedeira, dá certo? Veja agora mesmo
Pão caseiro sovado na batedeira, dá certo? Veja agora mesmo – Imagem: Canva Pro

Para sovar bem a massa do pão caseiro na batedeira é preciso que você utilize uma batedeira planetária. Isso porque esse tipo de batedeira é mais completo e deixa a massa a mais parecida possível com o método de sovar com as mãos.

Além disso, a batedeira planetária possui uma estrutura mais adequada para bater a massa, o que vai garantir que ela fique macia e asse bem.

Dessa maneira, se você não tiver uma dessas em casa, é melhor preparar a sua massa utilizando-se do método tradicional. Caso queira se aperfeiçoar na panificação, a forma convencional é também mais indicada.

Se mesmo assim você quer testar a receita, siga o passo a passo:

  • Misture todos os ingredientes por 5 minutos na velocidade baixa;
  • Em seguida, bata por mais 10 minutos na velocidade alta;
  • Por fim, siga com sua receita.

Pronto, simples assim!

Outras formas de sovar a massa do pão caseiro

Além do método tradicional e usando a batedeira para sovar a massa do pão caseiro, há outras formas de fazer; veja quais são:

  • Método das Dobras Espaçadas – não é cansativo, mas é preciso ficar por perto e de olho durante todo o período de fermentação;
  • Slap and Fold ou Bertinet – método usado por padeiros franceses que consiste em golpear a massa com força sobre a mesa;
  • Método Esticar e Dobrar – método não cansativo, mas demorado;
  • Método Rubaud – consiste em passar os quatro dedos indicadores por baixo da massa.

Leia ainda: Batedeira planetária: é só modinha ou faz toda a diferença? Confira agora mesmo

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais