Anúncio

Bolo de tapioca que não vai ao forno: 16 porções simplesmente irresistíveis no café da manhã

Faça em apenas 15 minutos essa delícia sem igual

Anúncio


Hoje (18/11) você aprenderá a fazer uma receita de bolo de tapioca que não vai ao forno aqui no blog Receitas Fáceis do Folha Go. A priori, ela rende algo em torno de 16 porções. Mas, não é só isso, pois também conta com um tempo de preparo de apenas 15 minutos. Ademais, no que diz respeito ao nível de dificuldade, ela é considerada fácil de fazer. Portanto, continue lendo e aprenda como fazer para seu café da manhã ou lanche!

Continua depois da publicidade

Como fazer bolo de tapioca para café da manhã

Há 3 ingredientes nessa que você pode substituir por outros, caso assim  deseje. Com efeito, você pode usar leite de soja, aveia ou de amêndoas no lugar do leite de coco, por exemplo. Além disso, você pode ainda empregar adoçante culinário em vez do açúcar demerara e coco fresco ralado ao invés de usar o coco seco ralado. Seja como for, o bolo de tapioca ficará incrível.

Veja ainda: Bolo de tapioca com coco ralado: delícia dos deuses, e que fica pronto em menos de 1 hora

Ingredientes do bolo de tapioca

Primeiramente, para a massa:

  • 1 e 1/4 xícara (chá) tapioca granulada;
  • Pitada de sal⁠;
  • 1 litro de leite de coco;
  • 200 g de açúcar demerara;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 50 gramas de coco ralado seco.

Então, para a calda de ameixa:

  • 1 xícara (chá) de água + água para bater caso realmente precise;
  • 150 g de ameixa preta seca sem caroço (150 gramas)⁠.

Modo de preparo do bolo de tapioca

Bolo de tapioca sem levar ao fogo para lanche (Canva)
Bolo de tapioca sem levar ao fogo para lanche (Canva)
Para você

Bolo Brevidade: receita com apenas 3 ingredientes…

Continua depois da publicidade

Bolo de fubá simples e fofinho: sabor caseiro…

Continua depois da publicidade

Comece preparando a calda de ameixa. Antes de mais nada, despeja água em uma panela, coloque a ameixa e espere ferver por um período de 5 minutos até que a ameixa fique devidamente hidratada e bem molinha. Aliás, guarde isso em um vidro posto na geladeira até chegar a hora de servir.⁠

A fim de elaborar a calda, é só processar de maneira rapidamente no liquidificador, se for preciso verta uma pequena quantidade extra de de água para corrigir a consistência dessa calda.⁠ Então, jogue a calda em cima do bolo quando ele estiver geladinho.

Então, passe à massa de bolo de tapioca. Primeiramente, esquente o leite de coco com o açúcar, o sal e o coco ralada em uma panela. Contudo, lembre-se que não é necessário ferver.⁠ Agora, acrescente a tapioca granulada em uma bacia e na sequência o leite que você esquentou.

Em seguida, mexa com rapidez e permita que a misture descanse por cerca de 15 minutos mexendo de 5 em 5 minutos. Logo depois, unte uma assadeira de bolo ou então de pudim aplicando um pouquinho de óleo.⁠ Invariavelmente, após o prazo de 15 minutos com você hidratando e mexendo a tapioca, leve tal mistura para uma forma previamente untada.⁠

Dessa forma, cubra com um pedaço de plástico filme e deixe na geladeira por 3 a 4 horas, aproximadamente. Para desenformar, passe uma faca de espessura fina nas laterais, ponha um prato por cima, vire a forma e dê uma bela sacudida até perceber que o bolo se soltou.⁠ Por fim, cubra com a calda de ameixa e sirva bem gelado.

Uma sugestão de consumo do bolo de tapioca sem forno do Receitas Fáceis para lanche

Sem sombra de dúvida, esse bolo de tapioca também fica excelente com uma calda de frutas vermelhas, por exemplo. Ainda, você pode servir como sobremesa ou como acompanhamento do café da manhã ou do lanche da tarde. Experimente e se encante!

Veja ainda: Bolo de tapioca sem forno: delícia que fica pronta em 15 minutos

Bolo de paçoca com cobertura de doce de leite

Você pode conferir essa deliciosa receita de bolo de paçoca com cobertura de doce de leite no nosso site.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais