Anúncio

Bolo Souza Leão: aprenda como fazer doce clássico nordestino na sua casa

Receita especial conta com massa de mandioca e coco

Anúncio


O bolo Souza Leão é um verdadeiro clássico nordestino. Esse doce também conta um pouco da história da região brasileira e é uma ótima pedida. Por isso, hoje (07/10) o Receitas Fáceis do Folha Go ensina como fazer essa delícia em poucos passos. Abaixo, confira como prepará-la em apenas 1h2omin e faça render 10 porções saborosas e diferentes.

Continua depois da publicidade

Veja como fazer bolo Souza Leão

Essa receita é um prato cheio de história. Reza a lenda que essa sobremesa teria se tornado famosa ao ter sido servida pela família Souza Leão (dona de engenhos de cana de açúcar em Pernambuco) ao imperador Dom Pedro II e sua esposa, Teresa Cristina. Assim, a cremosidade teria feito tanto sucesso que se espalhou até que o bolo Souza Leão se tornou um clássico da região.

Aprenda também: Bolo Simples De Amendoim: Para Quem Quer Praticidade E Muito Sabor

Ingredientes para a receita

  • 1 kg de massa de mandioca;
  • 5 1/2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 2 xícaras (chá) de água fria;
  • 3 xícaras (chá) de leite de coco;
  • 2 xícaras (chá) de manteiga;
  • 16 gemas;
  • 1 colher (chá) de sal.

Passo a passo de como fazer bolo Souza Leão

Bolo Souza Leão: aprenda como fazer doce clássico nordestino na sua casa
Bolo Souza Leão: aprenda como fazer doce clássico nordestino na sua casa. Foto: Canva Pro
Para você

Trufa caseira de chocolate amargo; uma sobremesa…

Continua depois da publicidade

Bolo simples de fubá bem cremoso: aprenda receita…

Continua depois da publicidade

Para começar o preparo, pré-aqueça o forno a 180°C e, também, unte uma forma com manteiga e farinha. Aliás, certifique-se de que você possui uma outra forma, maior, para assar a receita posteriormente em banho-maria.

Então, passe ao preparo da receita. Misture o açúcar com a água e leve-os ao fogo médio em uma panela, mexendo a mistura sem parar até que levante fervura. Nesse momento, pare de mexer e deixe cozinhar até que alcance ponto de fio. Isto é, uma caramelo.

Dica: Para saber se o caramelo do bolo Souza Leão está pronto, basta derramar uma gotinha em água fria e esticar o açúcar caramelizado com o dedo. Caso estique e se quebre, está pronto.

Agora, adicione a manteiga e o sal ao caramelo, misture bem e reserve. Enquanto isso, em um recipiente à parte, comece a misturar a massa da mandioca com as gemas. Para isso, junte uma a uma, alternando-as com o leite de coco e misturando bem. Por fim, quando o caramelo esfriar adicione-o ao recipiente, coando-o antes, e mexa novamente.

Assim, basta derramar essa mistura na forma untada e levá-la assar em banho-maria, isto é, dentro de outra forma que contenha água. O tempo de cozimento é de cerca de 50 minutos. Para saber se está pronto, faça o teste do palito: perfure o bolo com ele e observe; caso saia limpo, sem fiapos, a massa está cozida. Por último, retire do forno, espere esfriar, desenforme e se delicie com o bolo Souza Leão.

Confira também: Bolo Brevidade: Aprenda A Receita Que Realmente É “Breve”, Mas Muito Saborosa

Bolo de Milho com Goiabada e Requeijão

Confira agora mesmo como fazer outro bolo especial, dessa vez com milho, goiabada e requeijão.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais