Doce ambrosia: uma receita portuguesa que vai te conquistar, 12 porções indescritíveis

Veja como fazer esse saboroso doce de leite

Doce ambrosia - Reprodução Canva
0

- Advertisement -

Essa deliciosa receita de doce ambrosia é simplesmente maravilhosa, um doce com sabor de casa de vó, aquela bem no meio da roça, que nos remete a infância. Pois bem, essa sobremesa é perfeita e tem um sabor indescritível, só provando para saber. Seu preparo rende até 12 porções, e fica pronta em aproximadamente 45 minutos. Então hoje, 05 de outubro, o Receitas Fáceis do Folha Go te ensina essa maravilhosa receita.

Saiba como fazer doce ambrosia: sobremesa incrível

Este doce ambrosia foi um dos primeiros doces conhecidos no país, bem difundido como tradicional em regiões como Minas Gerais. Mas, sua origem é portuguesa, e passou a ser reproduzido e adorado em várias regiões do Brasil, como Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Ele possui diversos nomes como:

- Advertisement -

  • Cachorrada;
  • Cachorrada doce;
  • Doce de leite azedo;
  • Ambrosia;
  • Doce de leite coalhado.

Leia ainda: Petit Gateau de micro-ondas: a sobremesa que faltava para seu caderninho de receitas

Ingredientes da receita da sobremesa

  • 1 L de leite;
  • 1 copo americano de açúcar cristal;
  • Suco de 1 limão (para talhar o leite);
  • 4 cravos da índia (opcional);
  • 1 pau de canela (opcional).

Passo a passo do doce ambrosia

Veja como fazer a sobremesa, doce ambrosia - Reprodução Canva
Veja como fazer sobremesa, o Doce ambrosia – Reprodução Canva

Pegue uma panela grande e acrescente o sumo de 1 limão, o leite irá talhar, entretanto, deixe o fogo desligado até que isso ocorra. O que será dentro de 15 minutos. Caso queira dobre então esta receita para fazer mais doce.

Agora coloque em fogo médio para assar e acrescente a canela, o açúcar e os cravos, deixe cozinhar por alguns minutos, entretanto, só até ferver. Assim o leite irá pegar o gosto das especiarias ali dispostas criando um sabor maravilhoso.

Então, já pode baixar o fogo e deixar cozinhando lentamente, com o passar dos minutos o mesmo irá soltar um soro, entretanto, não se preocupe, pois a calda irá engrossar. No entanto, cuidado para não queimar e acabar estragando a receita.

Vá mexendo até que ver que o doce mudou de cor ficando mais dourado, e com a calda mais grossa, no entanto, já pode desligar o fogo e esperar o doce esfriar para servir. Pode utilizar uma compoteira para servir esta deliciosa sobremesa.

O tempo de preparo deste doce leva de 30 a 40 minutos tudo irá depender da altura do fogo e da cor que deseja que o doce fique.

Sugestão de consumo

Então, este doce ambrosia espetacular povoa a memória de muitos adultos que foram criados pela vó, onde a brincadeira e comidas deliciosas eram servidas.

Assim, aproveite e relembre sua doçura, experimente este quitute tradicional da vó. Desse modo utilize a receita quente ou fria, e sirva em copos individuais ou em compoteiras, as crianças e os adultos irão amar.

Veja mais:  Bolo zebra bem fofinho: aprenda a preparar um dos melhores quitutes e que rende 6 porções

Receita de Brownie de nescau

Pois bem, uma receita bem fácil de fazer, com ingredientes acessíveis e que qualquer pessoa pode executar na cozinha, e o resultado é incrivelmente saboroso.

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais